Discursivas de Auditoria para Concursos Públicos - 2024

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Exemplos de questões discursivas:

EXEMPLO DE QUESTÕES:

Analista - AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DE MATO GROSSO (AGER/MT) - Ano: 2023 - CESPE - Auditoria - Auditoria
- As características qualitativas de informações financeiras úteis apresentadas no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) identificam os tipos de informações que tendem a ser úteis no processo de tomada de decisão de investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes e potenciais. As características qualitativas aplicam-se às informações divulgadas nas demonstrações contábeis bem como a informações financeiras divulgadas de outras formas. Considerando essas informações, redija um texto sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2). Ao elaborar o seu texto, aborde os seguintes aspectos: 1 relevância da informação; [valor: 5,00 pontos] 2 representação fidedignidade da informação. [valor: 4,50 pontos]
 
- Resposta: 1 As características qualitativas fundamentais da informação contábil são relevância e representação fidedigna. As informações financeiras são relevantes quando são capazes de impactar nas decisões dos usuários. Além disso, devem ter valor preditivo ou valor confirmatório ou ambos. Outro aspecto da relevância é a materialidade, sendo a materialidade específica de cada entidade e, por isso, impossível de ser uniformizada. 2 Além de ser relevante, a informação tem também de representar de forma fidedigna os fenômenos que se pretende representar. Para tanto, a informação deve ter três características: a) completa, ou seja, conter todas as informações necessárias para que o usuário a compreenda; b) neutra, a informação deve estar livre de viés, não ser tendenciosa, ser imparcial; c) isenta de erros, isto é, na descrição do fenômeno, não podem existir erros ou omissões. O processo usado na produção da informação apresentada tem de ser selecionado e aplicado sem erros no processo. QUESITOS AVALIADOS Quesito 2.1 – Relevância da informação contábil-financeira 0 – Não explicou as características qualitativas fundamentais da informação contábil ou o fez de forma equivocada. 1 – Explicou somente uma das características qualitativas fundamentais da informação contábil. 2 – Explicou, de modo incompleto, as duas características qualitativas fundamentais da informação contábil. 3 – Explicou, de modo satisfatório, as duas características qualitativas fundamentais da informação contábil. Quesito 2.2 – Representação fidedigna da informação contábil-financeira 0 – Não explicou as características da informação ou o fez de forma equivocada. 1 – Explicou apenas uma característica da informação. 2 – Explicou apenas duas características da informação. 3 – Explicou as três características da informação.

Auditor-Fiscal - SEFAZ-SE - Ano: 2022 - CESPE - Auditoria - Auditoria - ESTUDO DE CASO Em auditoria contábil realizada em uma grande companhia comercial localizada em Aracaju – SE, verificou-se a necessidade de auditar o patrimônio líquido da sociedade em razão do expressivo crescimento verificado de um ano para o outro e da existência de indícios de que a capacidade financeira dos sócios talvez não permitisse esse aumento de capital, que teria decorrido de um grande aporte de recursos dos sócios, parte em imóveis e instalações e parte em espécie, visando à expansão da companhia para outros municípios do estado de Sergipe. Na condição de auditor técnico de tributos do estado de Sergipe, elabore um estudo do caso anteriormente proposto, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: 1 relevância, para fins fiscais, de um falso crescimento do patrimônio líquido; [valor: 5,00 pontos] 2 principais procedimentos de auditoria a serem adotados; [valor: 9,00 pontos] 3 principais resultados esperados. [valor: 5,00 pontos]
 
- Resposta: 1) Relevância, para fins fiscais, de um falso crescimento do patrimônio líquido A auditoria é motivada pela dúvida quanto à efetiva integralização de capitais pelos sócios. Do ponto de vista fiscal, essa questão é relevante porque pode envolver uma geração fictícia de caixa para acobertar recebimento por vendas não escrituradas. Esse acobertamento ocorreria pela injeção de recursos através de fato econômico fictício, no caso, o aumento de capital pelos sócios. Dessa forma, faz-se necessário comprovar o efetivo aumento do capital social, verificando sua origem e a entrega dos recursos à entidade, utilizando, para tal, documentação hábil e suficiente, além de avaliar a correta contabilização dos fatos ocorridos. 2) Principais procedimentos de auditoria a serem adotados O Auditor busca obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação aos riscos e às distorções relevantes em questão, no caso, a efetiva integralização de capitais pelos sócios. Nesse sentido, procedimentos substantivos, como os testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações), assim como procedimentos analíticos substantivos deverão ser executados. O primeiro procedimento é a busca de informações junto aos principais envolvidos nas transações, no caso, os sócios ou os acionistas principais. A confirmação junto a terceiros e a indagação do pessoal responsável pode ser usada para sustentar ou refutar as informações obtidas. A seguir, deve-se realizar a inspeção de documentos relacionados ao caso e a conferência dos lançamentos contábeis que afetaram as contas do patrimônio líquido. A efetiva entrega dos recursos exigirá a conciliação de saldos bancários e de caixa e o levantamento de registros em cartórios. 3) Principais resultados esperados Realizados todos os procedimentos de auditoria, espera-se obter evidência apropriada e suficiente relativamente à transação em análise. Vários são os resultados que podem ser obtidos nessa auditoria: i) a transação foi integralmente confirmada, não apresentando qualquer indício de fraude; ii) verificaram-se indícios de fraude, havendo confirmação de que parte ou a totalidade dos recursos contabilizados não foi transferida à entidade; iii) verificaram-se indícios de fraude, não sendo encontrados documentos suficientes para esclarecer a transação; iv) outras falhas significativas foram encontradas na transação, como erros de contabilização ou outros fatos, podendo ocultar uma fraude contábil; v) outras conclusões possíveis no escopo da auditoria. QUESITOS 1) Relevância, para fins fiscais, de um falso crescimento do patrimônio líquido [valor: 5,00 pontos] 0 – Não abordou o tema ou o fez de forma incorreta. 1 – Compreendeu o conceito de falso aumento do PL, mas não sua relação com a questão fiscal. 2 – Compreendeu o conceito de falso aumento do PL e suas implicações fiscais. 2) Principais procedimentos de auditoria que deverão ser adotados [valor: 9,00 pontos] 0 – Não abordou o tema ou o fez de forma incorreta. 1 – Reconheceu apenas um procedimento de auditoria a ser aplicado. 2 – Reconheceu dois procedimentos de auditoria que poderiam ser adotados. 3 – Reconheceu três ou mais procedimentos de auditoria aplicáveis ao caso. 3) Principais resultados esperados [valor: 5,00 pontos] 0 – Não abordou o tema ou o fez de forma incorreta. 1 – Reconheceu apenas um possível resultado. 2 – Reconheceu dois possíveis resultados. 3 – Reconheceu três ou mais possíveis resultados.

Auditor - PETROBRAS - Ano: 2018 - Banca: CESGRANRIO - Disciplina:  Auditoria - Assunto: Auditoria - O auditor independente, na auditoria das demonstrações contábeis de uma indústria de médio porte fez as anotações, descritas abaixo, nos seus papéis de trabalho, com relação à movimentação e estocagem da matéria-prima As compras de matéria-prima são realizadas pelo setor de compras, que é separado do almoxarifado, por solicitação do supervisor do almoxarifado. As compras são normalmente realizadas no mesmo fornecedor, sob o fundamento do bom relacionamento comercial existente entre as empresas. Os produtos são recebidos e conferidos pelo comprador, que, por sua experiência com os materiais, carimba e assina as notas fiscais e, posteriormente, são guardados pelos auxiliares do almoxarifado O Almoxarifado é fechado, com acesso restrito ao supervisor e a quatro auxiliares devidamente treinados para as atividades. A saída de matéria-prima só é feita mediante requisições formais, devidamente assinadas pelo supervisor de produção Não há registro permanente de estoque e, em decorrência disso, são realizadas contagens físicas mensais do estoque pelos próprios auxiliares do almoxarifado, considerando-se a capacitação desses funcionários, bem como o seu conhecimento da localização de todos os produtos. Elabore um texto em que se analisem os pontos anotados pelo auditor, avaliando-se os procedimentos adotados e identificando- se os pontos fortes e os fracos, sob o enfoque dos controles internos das áreas de: • compras • almoxarifado
 
- Resposta: Na questão, o candidato deveria elaborar um texto apresentando os itens abaixo. · Dois objetivos do controle interno, como por exemplo: - salvaguardar os ativos; - promover a eficiência das operações; - garantir o cumprimento dos objetivos dos processos, reduzindo o grau de risco associado; - garantir a confiabilidade nas demonstrações financeiras. · Dois procedimentos de auditoria que devem ser aplicados no sistema de controles internos, como por exemplo: - levantamento do sistema de controles internos da empresa; - testes de observância com verificação da existência dos controles (Walkthrough); - testes de observância e aderência com verificação da eficiência, eficácia e capacidade de mitigação dos riscos; - verificação da associação de controles internos aos processos críticos e chaves. · Dois exemplos de controles internos preventivos, tais como: - segregação de funções; - autorizações prévias (Senhas de sistemas, autorizações manuais); - limites de Alçadas; - travas sistêmicas.

Tribunais de Contas - Concurso: TCE/PI - Ano: 2014 - Banca: FCC - Disciplina: Auditoria - Assunto: Auditoria - Um determinado Tribunal de Contas recebeu denúncia informando sobre irregularidades na compra (superfaturamento de preço) e na distribuição (desvio) de medicamentos destinados aos postos de saúde em uma das Prefeituras sujeitas a sua fiscalização. Com o objetivo de obter evidências que permitam aos técnicos fundamentarem sua opinião, quanto à veracidade dos fatos narrados na denúncia, pede-se indicar: a. O tipo de auditoria; e b. três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os.
 
 - Resposta: A. Tipo de Auditoria: Auditoria de regularidade ou conformidade. B. Dos procedimentos de auditoria, a seguir relacionados, o candidato deverá citar e justificar três procedimentos, valendo 10 pontos cada um, e poderá obter no máximo 30 pontos. B.1. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos. B.2. Circularização (Confirmação Externa):  Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade. B.3. Exame e comparação de livros e registos: estabelecem o confronto, o contejamento, a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada. B.4. Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional deauditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. B.5. – Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex: bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas. B.6. Recálculo: Objetiva a conferência das operações que envolvam cálculos. É a técnica mais simples e a mais completa, amplamente utilizada, em virtude de a quase totalidade das operações do órgão/empresa auditada envolver valores. B.7.- Observação/indagação: Consiste em olhar como um determinado processo ou procedimento está sendo executado por outros. B.8. Entrevista: Consiste na elaboração de perguntas objetivando a obtenção de respostas para quesitos previamente definidos. B.9. – Análise de contas contábeis: Objetiva examinar as transações que geraram lançamentos em determinada conta contábil. Essa técnica parte dos lançamentos contábeis para a identificação dos fatos e documentos que o suportam. B.10. – Revisão analítica: objetiva verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vista à identificação de situações sou tendências atípicas. B.11- Confirmação e investigação: Esta técnica é utilizada na obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade. Cabe informar que esta norma trata de auditoria interna.
 
Analista - Concurso: Ministério Público do Estado do Paraná - Ano: 2014 - Banca: ESSP - Disciplina: Auditoria - Assunto: Auditoria - O sigilo profissional deve ser observado em quais circunstâncias?
 
- Resposta: a) na relação entre o auditor e a entidade auditada; b) na relação entre os auditores; c) na relação entre os auditores e os organismos reguladores e fiscalizadores; e d) na relação entre o auditor e demais terceiros. FONTE: ART. 1.6.1 DA RES. 821-97 O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões. A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação. A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento requeridos nas circunstâncias. Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou Órgãos equivalentes.

Auditor - Concurso: CONAB - Ano: 2014 - Banca: IADES - Disciplina: Auditoria - Assunto: Auditoria - Redija um texto dissertativo e (ou) descritivo abordando, necessariamente, as três dimensões utilizadas pela auditoria interna para diagnóstico do desempenho de unidades organizacionais.
 
- Resposta:A prova discursiva para o cargo de Analista – Auditoria solicitou, ao candidato, a elaboração de um texto dissertativo sobre três dimensões utilizadas pela auditoria interna para diagnóstico do desempenho de unidades organizacionais. Esse assunto está presente em várias partes do Manual de Auditoria Interna (MAI), porém é tratado mais diretamente no subitem 8.1, intitulado Dimensões do desempenho (Avaliação de natureza operacional, CONAB, 2009, p.42 e 43). Para correção, em relação ao Tema/Texto (TX), foi levada em consideração a adequação ao tema, bem como organização textual; quanto à Argumentação (AR) foram avaliados o conhecimento do assunto e a apresentação de informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema; no quesito Coerência Argumentativa (CA) foi verificada a seleção e ordenação de argumentos; e, por fim, sobre a Elaboração Crítica (EC), foi avaliada a pertinência dos argumentos selecionados com o estabelecimento de relações lógicas. Assim, esperava-se que a dissertação apresentasse: (1) uma breve introdução, esclarecendo ao leitor sobre o assunto a ser tratado; (2) a citação e descrição das três das dimensões de desempenho: economicidade, eficiência, eficácia. Além disso, foi considerada positiva a citação das outras dimensões, efetividade e equidade, voltadas para os programas de governo; (3) uma breve conclusão sobre os argumentos expostos. Quanto a cada uma das três dimensões, a abordagem deveria contemplar as seguintes ideias a seguir. No que se refere à dimensão “economicidade”, o texto deveria abordar a existência de uma relação direta com a minimização dos custos de determinado processo ou atividade, sem que haja comprometimento dos padrões de qualidade almejados; a relação da dimensão com a habilidade de a organização ou unidade organizacional gerir adequadamente os recursos financeiros de que dispõe, numa dinâmica de economia de meios ou custos mínimos. Quanto à dimensão “eficiência”, a abordagem deveria explicitar a relação entre produtos - bens ou serviços - gerados numa atividade ou processo e os custos dos insumos empregados, num determinado período de tempo. deveria também citar as relações de consequência: Se a unidade organizacional consegue obter mais produção para um determinado insumo, ela aumentou a eficiência; se consegue obter os mesmos produtos com menos insumos, foi eficiente. A respeito da dimensão “eficácia”, seria necessário mencionar que trata-se de uma medida do nível de alcance das metas oriundas do planejamento da Companhia, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos incorridos na execução.

Auditoria - Concurso: ANP - Agência Nacional do Petróleo - Ano: 2012 - Banca: CESPE- Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e de divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevantes nas demonstrações contábeis, independentemente de terem sido causadas por fraude ou por erro. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da Petrobrás, exercício de 2011, KPMG. Internet:< www.contas.tcu.gov.br>. Com relação à auditoria governamental e à análise dos atos de gestão, considere as seguintes informações contidas em um relatório de auditoria realizada na empresa estatal MAISGÁS DISTRIBUIDORA S/A. 1. foram apresentados resultados de exames acerca de atos e de consequentes fatos de gestão, ocorridos na unidade referida, no período de 1.o de janeiro X1 a 31 de dezembro X1, em estrita observância às normas de auditoria aplicáveis ao serviço público federal; 2. a MAISGÁS DISTRIBUIDORA S/A informou que, na apuração do inventário do próximo exercício, será intensificada a procura aos bens não localizados em inventários anteriores, cuja meta estabelecida pela diretoria executiva para o inventário de X2 é de 1% do valor dos bens não localizados; 3. foi constatada a ausência de comprovação da inviabilidade de competição na contratação dos serviços. O contrato n.o 123, celebrado com a empresa ABCD, cujo objeto, em síntese, é a conservação e a manutenção de X vagões tanques de propriedade da MAISGÁS, ocorreu mediante inexigibilidade de licitação. A MAISGÁS apresentou as justificativas para contratação direta, que são, em síntese, as que se seguem: “(...) A questão já foi objeto de análise por meio do PROCESSO Y, que concluiu pela possibilidade da realização da contratação direta da ABCD, levando em consideração as informações passadas pela consulente: 1- os serviços seriam essenciais para prolongar a vida útil dos vagões-tanques e para garantir os aspectos de segurança; 2- no ano de X0 foi iniciado processo licitatório que terminou deserto, ou seja, sem interessados; 3- a ABCD é a única empresa prestadora de serviços de manutenção de frota ferroviária na região em que os serviços devem ser prestados e o deslocamento dos vagões acarretaria aumento dos custos.” Acerca das justificativas, os auditores teceram as seguintes considerações: A- no processo, não ficou comprovada a efetiva ausência de outras empresas na região que não pudessem atender às necessidades da MAISGÁS; B- o fato de não haver interessados na ocasião da licitação, em X0, não é fundamento suficiente para que se conclua pela inexistência de outras empresas aptas para o exercício de X2; C- não consta a justificativa do preço na contratação da ABCD, o que impossibilita verificar se preço contratado está compatível com o mercado. Esse preço poderia ser analisado em referência aos preços que ABCD estipula para seus outros clientes; D- não há evidências, também, no processo de contratação, da comprovação da pesquisa de preços, que deveriam ser compatíveis com o mercado, em relação à estimativa do orçamento. Atitude do(s) gestor(es): não formalizou adequadamente os processos licitatórios. Causa: ocorrência da licitação deserta em X0 e conhecimento informal da inexistência, na região, de outras empresas que pudessem atender satisfatoriamente às necessidades da empresa. Com base nas informações contidas na situação hipotética apresentada, faça o que se pede a seguir. I. Determine e caracterize o tipo de auditoria que foi realizada; II. Proponha três procedimentos/técnicas de auditoria aplicáveis à execução da auditoria realizada; III. Cite os tipos de certificados possíveis de serem emitidos e determine o certificado adequado a ser emitido no posicionamento conclusivo da auditoria realizada.

Auditoria - Concurso: DATAPREV - Ano: 2006 - Banca: CESPE- Redija um texto dissertativo, abordando a questão da determinação do tamanho da amostra para situações em que haja restrição de custo, limitação de tempo para se efetuar o levantamento e unidades amostrais que se recusam a participar da pesquisa. Apresente alguns exemplos como ilustração.
 
 
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