30 questões de provas discursivas de NUTRICIONISTA extraídas exclusivamente de concursos públicos anteriores acompanhadas do gabarito oficial da banca examinadora.
BÔNUS - Comprando este material você também recebe atualizações de novas questões discursivas via e-mail por 1 ano da data da compra.
6a EDIÇÃO - FEVEREIRO DE 2025
E-Book em PDF – É permitida a impressão.
GRÁTIS - Atualizações de questões novas por 01 ano da data da compra.
O envio é feito por e-mail em até 01 dia útil.
Dúvidas – questoesdiscursivas@gmail.com
Exemplos de questões discursivas:
Analista - CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO - Ano: 2024 - QUADRIX - Nutricionista - Nutricionista - O guia alimentar é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurandose como um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e em outros setores. Ministério da Saúde (com adaptações). Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir. A atuação do nutricionista no uso do guia alimentar como ferramenta de promoção da saúde Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: a) educação nutricional atrelada ao desenvolvimento de programas educativos; b) intervenções individuais e em grupos de pessoas; e c) acompanhamento e avaliação das intervenções.
- Resposta: O guia alimentar para a população brasileira é um recurso que orienta a prática alimentar saudável. O nutricionista desempenha importante papel na efetiva aplicação do guia alimentar. Primeiramente, é possível que o nutricionista, por meio da educação nutricional, desenvolva programas educativos que visem a uma alimentação equilibrada, o que mostra a importância dos alimentos naturais e minimamente processados, em que se utilizam meios como palestras, oficinas e atividades práticas. Outrossim, o nutricionista pode orientar o uso do guia alimentar de forma individualizada, visando às recomendações e às preferências alimentares do paciente, aseu estilo de vida e a suas condições de saúde e de vida. Ademais, as intervenções em grupos conseguem atingir uma quantidade maior de pessoas, sendo o guia alimentar usado como base para programas de saúde pública, com foco em oficinas de culinária, campanhas de conscientização, feira de alimentos, e com a pretensão de uma maior conscientização da população. Por fim, o acompanhamento e a avaliação das intervenções aplicadas devem ser monitorados pelo profissional nutricionista, por meio de coleta de dados que avaliem, por exemplo, a mudança dos hábitos alimentares, a saúde e aceitação das pessoas, a fim de garantir que a promoção da saúde seja alcançada.
Nutricionista - INCA - Ano: 2015 - Banca: GUALIMP - Nutricionista - Nutricionista - Analise o caso clínico abaixo e responda as questões a seguir. IDENTIFICAÇÃO: M.G.S, 38 anos de idade, sexo feminino, branca, casada, não tem filhos, procedente de Parambu (CE). QUEIXA PRINCIPAL: Sensação de plenitude, dor no estômago há meses, vômitos há 1 mês após ingestão de dieta sólida, emagrecimento. HISTÓRIA CLÍNICA: Paciente com diagnóstico de adenocarcinoma gástrico, internada na enfermaria de clínica cirúrgica para gastrectomia total, cirurgia programada para 48 horas após a internação. Relata ser tabagista há 15 anos, 01 maço de cigarros ao dia, nega uso de bebida alcoólica. Nega diabetes, HAS, pai falecido com câncer de esôfago. AO EXAME: Emagrecida, lúcida, orientada, hipocorada, hidratada, eupneica, afebril, aceitando parcialmente a dieta líquida completa prescrita, hábito intestinal normal: 1vez/dia. Com fezes de consistência pastosa. INGESTÃO ALIMENTAR: < 2/3 das necessidades nutricionais. DADOS ANTROPOMÉTRICOS: Estatura: 1,58 m - Peso habitual: 50Kg - Peso na Admissão hospitalar: 44Kg - IMC: 17,6kg/m² - %PP: 12% (6Kg) em 3 meses com perda acentuada no último mês. EXAMES LABORATORIAIS - Proteínas totais: 5,2g/dL - Albumina: 2,0 g/dL - Globulina: 3,2 g/dL - Relação A/G: 0,62 - 1) Glicemia e função renal: glicose 74mg/dl / Uréia 19mg/dl / Creatinina 0,6mg/dl - Protocolo do Hospital Geral: triagem nutricional em até 48 horas de internação, utilizando o NRS-2002 para adultos e idosos. O hospital tem EMTN. A triagem nutricional foi realizada no primeiro dia de internação (NRS 2002=4). Após a triagem a paciente foi submetida a uma Avaliação Subjetiva Global (ASG) e recebeu escore C. A EMTN foi chamada para atendimento a paciente. QUESTÃO Nº 01 - Com base no caso descrito e nas informações técnicas fornecidas, faça o diagnóstico nutricional da paciente e escolha a(s) via(s) de alimentação (oral, enteral, parenteral). Justifique. QUESTÃO Nº 02 - Qual período a paciente deverá receber suporte nutricional pré-operatório e quais os benefícios? Justifique sua resposta. QUESTÃO Nº 03 - Uma complicação comum em pacientes que foram submetidos à cirurgia gástrica é a síndrome de dumping. Fale como a síndrome de dumping é caracterizada, sintomas e a dieta antidumping.
- Resposta: 1 - Os instrumentos iniciais de triagem nutricional e avaliação subjetiva global indicaram risco de desnutrição. A perda ponderal de 12% em três meses, o IMC e a hipoalbuminemia confirmam o diagnóstico de desnutrição grave. A via de escolha para administração da dieta é a enteral, visto que a ingestão alimentar oral está provendo menos que 2/3 das necessidades nutricionais da paciente, mas pode ser associada à dieta oral que tolerar. 2 - Qual período a paciente deverá receber suporte nutricional pré-operatório e quais os benefícios? Justifique sua resposta.3 - Uma complicação comum em pacientes que foram submetidos à cirurgia gástrica é a síndrome de dumping. Fale como a síndrome de dumping é caracterizada, sintomas e a dieta antidumping.