Discursivas Serviço Social para Concursos Públicos Assistente Social

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ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE NOVAS QUESTÕES:
 FEVEREIRO DE 2025
 
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Excelente material para consultar o histórico de provas discursivas anteriores da área, analisar os assuntos mais cobrados, nível de dificuldade das questões, formato das questões, padrões das bancas examinadoras, etc...

 
 
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Exemplos de questões discursivas:

Analista - CAGEPB - COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA PARAÍBA - Ano:  2024 - CESPE - Assistente Social - Assistente Social - Segundo dados do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022 foram registradas no Brasil 54.490 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo estupro, pornografia infanto-juvenil e exploração sexual. A maioria dessas ocorrências (95,4%) é de crimes de estupro, principalmente contra vítimas com idade entre 10 e 13 anos (42,2%). Considerando-se os estupros de vulnerável contra vítimas de até 13 anos de idade, 86% delas eram meninas e 56,2% eram crianças negras. Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, discorra a respeito da realidade social de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil [valor: 3,00 pontos], abordando, ainda, medidas de proteção a esse segmento [valor: 3,50 pontos] e penalidades previstas para o combate a essa violação de direitos [valor: 3,00 pontos].
 
 - Resposta: Quanto ao desenvolvimento do tema, o(a) candidato(a) deve, a partir do texto motivador, abordar os aspectos propostos, de maneira clara e coerente, empregando os mecanismos de coesão textual e a modalidade padrão da língua portuguesa. A abordagem dada ao tema pode variar, mas espera-se que o(a) candidato(a) demonstre conhecer a atualidade do tema da realidade social de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Deve, ainda, abordar medidas de proteção e penalidades previstas na legislação específica, que inclui, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei n.º 14.432, de 3 de agosto de 2022, que institui a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e a Lei n.º 13.431, de 4 de abril de 2017 (Lei da Escuta Protegida), que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. QUESITOS AVALIADOS Quesito 2.1 Conceito 0 – Não abordou o quesito ou o fez de forma totalmente equivocada. Conceito 1 – Mencionou o quesito, porém não o desenvolveu. Conceito 2 – Desenvolveu o quesito de forma parcialmente inconsistente ou insuficiente. Conceito 3 – Desenvolveu o quesito de forma completa e correta. Quesito 2.2 Conceito 0 – Não abordou o quesito ou o fez de forma totalmente equivocada. Conceito 1 – Mencionou o quesito, porém não o desenvolveu. Conceito 2 – Desenvolveu o quesito, adequadamente, com base em somente uma medida de proteção a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Conceito 3 – Desenvolveu o quesito, adequadamente, com base em duas ou mais medidas de proteção a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Quesito 2.3 Conceito 0 – Não abordou o quesito ou o fez de forma totalmente equivocada. Conceito 1 – Mencionou o quesito, porém não o desenvolveu. Conceito 2 – Desenvolveu o quesito, adequadamente, com base em somente uma penalidade aplicável ao autor de crime de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Conceito 3 – Desenvolveu o quesito, adequadamente, com base em duas ou mais penalidades aplicáveis ao autor de crime de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Analista - SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE DO PARÁ - SEMAS/PA - Ano: 2023 - CETAP - Assistência Social - Assistência Social - TEXTO 1: Retorno do Brasil ao Mapa da Fome da ONU preocupa senadores e estudiosos “Afalta de acesso regular a uma alimentação adequada por grande parte da população brasileira tem sido um dos principais desafi- os enfrentados pela sociedade ao longo dos últimos anos. O país havia saido do Mapada Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, por meio de estratégias de segurança alimentar e nutricional aplicadas desde meados da década de 1990. Mas voltou a figurar no cenário a partir de 2015, obtendo um especial agravamento ao longo da pandemia de Covid-19 que afetou o mundo todo por dois anos a partir de 2020”. (Fonte: Agência Senado. Retorno do Brasil ao Mapa da Fome da ONU preocupada sena- dores e estudiosos. 14/12/2022. Disponível em: ).  A partir das informações apresentadas, redija um texto dissertativo, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas, que aborde aimpor- W tânciada integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade das políticas sociais brasileiras.
 
- Resposta: A intersetorialidade é extremamente importante para as políticas sociais brasileiras porque consiste em uma ferramenta e em um mecanismo de gestão que confere relevância à interação e à integração dos diversos órgãos e instituições no compromisso comum de efetivação de direitos, garantindo-se, também, a participação social como requisito essencial de legitimidade das políticas sociais. Importante realizar uma reflexão sobre a finalidade das políticas sociais públicas e do papel da participação social na construção e efetivação das políticas como uma dimensão de exercício pleno de cidadania. A constituição de sistemas integrados de gestão de políticas públicas, descentralizados e, também, intersetorializados, permite a ampliação dos conhecimentos necessários para a efetivação de direitos no qual a ideia de interdisciplinaridade pode elucidar novas ações para a resolução de problemas sociais. Um dos contrapontos da setorialidade é justamente a intersetorialidade, compreendida como uma articulação de saberes e experiências na elaboração, aplicação e avaliação de ações, objetivando atingir resultados integrados em situações ditas complexas. Pretende-se contribuir no melhoramento da vida em sociedade e no mesmo instante promover a reversão da exclusão social. A intersetorialidade incorpora a ideia de integração, de território, de equidade, enfim dos direitos sociais; é uma nova maneira de abordar os problemas sociais. Cada política social encaminha a seu modo uma solução, sem considerar o cidadão na sua totalidade e nem a ação das outras políticas sociais, que também estão buscando a melhoria da qualidade de vida.

Assistente Social - STM - Supremo Tribunal Militar - Ano: 2018 - Banca: CESPE - Disciplina:  Assistência Social - Assunto: Assistência Social - A realidade brasileira, em uma de suas faces mais perversas, a das desigualdades sociais decorrentes da origem racial, tem sido questionada e fortemente combatida por diversos setores da sociedade, que ampliaram o debate público sobre a questão racial e intensificaram na última década as discussões sobre como o setor público poderia comprometer-se mais efetiva e continuamente com a prevenção e o combate ao racismo e às desigualdades raciais. O processo é contraditório e exacerba questões que por séculos o país tenta silenciar. A tarefa é árdua, pois o racismo perpassa todas as esferas da vida cotidiana, se reproduz nas instituições e constantemente é naturalizado. M.C. Eurico. A percepção do assistente social acerca do racismo institucional. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.º 114, p.298, abr./jun./ 2013. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte acerca do posicionamento do serviço social diante do histórico racismo construído na sociedade brasileira. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes tópicos: 1 construção do racismo brasileiro e sua institucionalização; [valor: 11,00 pontos] 2 nexos entre as relações raciais e a questão social brasileira e suas múltiplas expressões; [valor: 13,00 pontos] 3 debate sobre a questão racial pelo conjunto da categoria profissional — desafios e posicionamento político. [valor: 14,00 pontos]
 
- Resposta: 1- O candidato deve discorrer sobre as relações raciais no Brasil; a situação de vulnerabilidade e invisibilidade nas suas especificidades, para as ações das políticas públicas, em que ainda vive a população negra; o preconceito racial e as implicações político-sociais; o consenso generalizado de ausência de racismo, que impede que as desigualdades sociais sejam tratadas na perspectiva das relações de classes e das relações raciais; como também, mencionar que o racismo não pode ser atribuído ao indivíduo isoladamente, já que perpassa as diversas relações sociais, institucionalizando-se, por meio de práticas discriminatórias entranhadas nas instituições públicas e privadas. 2 O candidato deve discorrer sobre como a questão social carrega a expressão da questão racial e impede a efetivação dos direitos sociais constitucionalmente previstos. Nesse ponto, ele poderá citar algumas das múltiplas expressões da questão social e seu reforço ao racismo. 3 O candidato deve discorrer sobre o posicionamento político do serviço social diante do racismo, posicionamento esse que se encontra nitidamente assinalado em um conjunto de valores, presentes no Código de Ética do Assistente Social (1993), o qual introduz a questão da não discriminação como um de seus princípios fundamentais. Ele deve fazer menção ao projeto societário a que o projeto ético-político da categoria se vincula, o qual visa construir uma nova ordem social, que opta pela recusa à exploração e à dominação de classe, etnia e gênero e pela defesa dos direitos humanos e pela rejeição aos preconceitos. Esperase que o candidato também destaque, diante da incipiência das ações por parte dos assistentes sociais, na perspectiva de eliminação do preconceito racial, alguns dos desafios a serem enfrentados por essa categoria profissional: perseguir a efetivação dos princípios que norteiam o trabalho do assistente social; contribuir para que a questão racial esteja na agenda nacional, de maneira que esse tema se transforme em objeto de políticas públicas; colaborar para a democratização do acesso da população negra às políticas públicas existentes; aprofundar as pesquisas e ampliar o debate acerca das relações raciais, a partir do referencial teórico-metodológico que garante a direção social do atual projeto ético-político do serviço social.

 
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