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Exemplos de questões discursivas:
Analista Legislativo - Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - Ano: 2021 - FCC - Pedagogia - Pedagogia - Considere os itens abaixo: – O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência; – A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998): “[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”. (A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital) Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fundamentadamente, o que se pede nos casos a e b: a. Diariamente, três alunos dirigem-se a um grupo de colegas afrodescendentes e indígenas, chamando-os por apelidos ofensivos. Os demais, temendo repreensões, nunca se envolvem nessas chacotas. Após várias advertências, suspensões e idas à coordenação, os três alunos continuam com a mesma atitude. Descreva como o professor Antônio poderia proceder para, efetivamente, modificar o comportamento de todos os seus alunos. b. Em outra ocasião, o professor Antônio pediu para os alunos fazerem, em grupos, a encenação de um livro que haviam lido. Após orientá-los, verificou que Aline, uma aluna cadeirante, havia sido excluída das atividades do grupo por seus colegas, justamente por não conseguir caminhar. Descreva uma possível orientação do professor ao grupo de alunos para garantir a integração de Aline.
- Resposta: a. A questão destina-se a avaliar o domínio da legislação no que diz respeito à diversidade (1,0) e o conhecimento do papel do professor como mediador de conflitos, orientador na formação de vínculos e construção de condutas sociais (1,0). Avaliar, também, a habilidade do candidato na resolução de problemas educacionais. Espera-se que ele aponte uma ação formativa que envolva toda a classe, conscientizando-a de suas ações, e não apenas para os agressores, que após seguidas repreensões continuam com o mesmo comportamento, mas também aos demais que se silenciam. Podem-se combinar ações como: construção de regras com o grupo; discussões e reflexões sobre textos, filmes, estudos de caso, elaboração de projetos e outras ações significativas que possibilitem uma mudança de comportamento a curto prazo (3,0). Valor: 5,00 pontos. b. A questão destina-se a avaliar o domínio da legislação no que diz respeito à inclusão dos alunos com deficiência (1,0) e o conhecimento do papel do professor como mediador de conflitos, orientador na formação de vínculos e construção de condutas sociais. Não se trata de repreensão, mas de formação de conceitos e de visão de mundo (1,0). Espera-se que o candidato aponte uma ação formativa que envolva toda a classe, ou ao menos o grupo em que Aline está. O objetivo é conscientizar os estudantes da necessidade de incluí-la em consonância com a LDB no 9.697/1998 e à Lei no 8.090/1990, garantindo sua participação na atividade. A turma deve se adequar às necessidades da aluna e não o contrário (3,0). Valor: 5,00 pontos.
Analista - FUNDAÇÃO FACELI - LINHARES/ES - Ano: 2023 - IBADE - Pedagogia - Pedagogia - Estudo de caso Na Escola Municipal Henriqueta Lisboa, a Diretora escolar, decidiu pedir emprestado e copiar o projeto político pedagógico da escola de uma amiga que fica situada em uma zona rural próxima de sua cidade, pois o prazo de entrega do projeto político pedagógico à Secretaria de Educação do município estava vencendo. A diretora disse a equipe gestora “‘Vamos mandar o que precisa, depois a gente ajusta’”, desistindo, assim da ideia da participação coletiva e colaborativa. Compreendendo que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola que serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos e que cada instituição escolar tem realidades únicas, não é recomendado copiar o PPP de outra escola, já que não é viável adotar os objetivos e ações de um contexto na qual a escola não faz parte. Ainda sabendo da grande importância do PPP para a escola e de como ele contribui para o avanço e desenvolvimento do ensino, muitas escolas deixam esse documento de lado, o fazem apenas para cumprir o que é estabelecido por lei e, muitas vezes, ele é construído sem a participação de todos aqueles envolvidos no processo. Considerando essa situação hipotética e os seus conhecimentos, sobre o PPP, faça o que se pede a seguir: Descreva como deve ser conduzido o processo de elaboração do projeto político pedagógico com a participação coletiva, discorrendo sobre suas etapas de construção, posicionando-se, de forma fundamentada.
- Resposta: Tema a ser desenvolvido pelos candidatos Na Escola Municipal Henriqueta Lisboa, a Diretora escolar, decidiu pedir emprestado e copiar o projeto político pedagógico da escola de uma amiga que fica situada em uma zona rural próxima de sua cidade, pois o prazo de entrega do projeto político pedagógico à Secretaria de Educação do município estava vencendo. A diretora disse a equipe gestora “‘Vamos mandar o que precisa, depois a gente ajusta’”, desistindo, assim da ideia da participação coletiva e colaborativa. Compreendendo que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola que serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos e que cada instituição escolar tem realidades únicas, não é recomendado copiar o PPP de outra escola, já que não é viável adotar os objetivos e ações de um contexto na qual a escola não faz parte. Ainda sabendo da grande importância do PPP para a escola e de como ele contribui para o avanço e desenvolvimento do ensino, muitas escolas deixam esse documento de lado, o fazem apenas para cumprir o que é estabelecido por lei e, muitas vezes, ele é construído sem a participação de todos aqueles envolvidos no processo. Considerando essa situação hipotética e os seus conhecimentos, sobre o PPP, faça o que se pede a seguir: • Descreva como deve ser conduzido o processo de elaboração do projeto político pedagógico com a participação coletiva, discorrendo sobre suas etapas de construção, posicionando-se, de forma fundamentada. GABARITO COMENTADO O PPP deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, incluindo todos os agentes da comunidade escolar, incluindo também pais e professores. Nesse sentido, a escola precisa definir de que forma ocorrerá a colaboração. O mais comum é elaborar o PPP por meio de um Conselho de Classe, mas a escola pode realizar reuniões e outros métodos que melhor se adequem à realidade da comunidade escolar. O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações. missão; clientela; levantamento de dados sobre aprendizagem; relacionamento com a família; recursos; diretrizes pedagógicas — que envolvem: concepção metodológica, avaliação e currículo e o plano de ação — que é o desdobramento do PPP no Plano Escolar. DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS A questão valerá até 100 pontos, de acordo com a especificação apresentada abaixo. Item Fatores e requisitos para pontuação Pontos ASPECTO FORMAL Domínio da norma culta da língua, no seu registro formal; pontuação, ortografia, concordância, regência, uso adequado de pronomes, emprego de tempos e modos verbais. 25,00 ASPECTO TEXTUAL Respeito à estrutura da tipologia textual solicitada, paragrafação; uso adequado de conectivos e elementos anafóricos, observância da estrutura sintático-semântica dos períodos. 25,00 ASPECTO TÉCNICO Atendimento à proposta temática, seleção e organização de argumentos consistentes que fundamentem a tese, demonstração do conhecimento jurídico, progressão temática coerente, propriedade vocabular, clareza, apropriação produtiva e autoral do recorte temático. 50,00 100,00
Pedagogia - Pref. Boa Vista-RR - Ano: 2023 - IDECAN - Pedagogia - Pedagogia - A educação inclusiva deve ser entendida como a educação especial dentro da escola regular. Seu objetivo é transformar o ambiente acadêmico e oferecer oportunidades iguais a todos os alunos. A educação inclusiva não é integracionista. Quando falamos dela, falamos de um processo de mão dupla, onde os alunos assistidos possam se integrar da melhor maneira, independente de suas dificuldades e limitações. A diversidade dentro das escolas é benéfica para todos os envolvidos. Os estudantes que são incluídos conseguem ter acesso à educação e os demais aprendem a conviver com as diferenças. Isso é essencial para o desenvolvimento de habilidades como empatia, respeito e senso colaborativo. https://www.pfzinho.com/desafios-da-educacao-inclusiva-no-brasil/#:~:text=Comunidade%20escolar%20despreparada,ou%20metodologia%20voltada%20%C3%A0%20inclus%C3%A3o De acordo com esse contexto da educação inclusiva, comente sobre os desafios da educação inclusiva persistentes no panorama educacional brasileiro.
- Resposta: Dentre os inúmeros desafios na implementação do atendimento educacional especializado destacam-se a elaboração e a implementação de políticas públicas, tornando obrigatórias a estruturação e institucionalização dos núcleos de acessibilidade em instituições de ensino. É importante, também, a criação de comissões nas secretarias de educação que atuem de maneira permanente, cuidando dos assuntos relacionados à inclusão e a permanência do aluno com necessidades especiais na instituição, atuando como uma mediadora entre MEC, Estados, Prefeituras e Escolas. Outro fator é possibilidade da construção de projetos voltados à formação de professores, que ainda são insuficientes, considerando o tamanho e a diversidade do nosso país, com ênfase tanto na formação inicial como na formação continuada, assim como demanda-se a ampliação da parceria com os outros cursos e níveis de ensino, sendo importante a contratação de profissionais que sejam especializados a fim de oferecer um atendimento mais amplo e qualificado a essa população; o desenvolvimento de materiais adaptados aos vários tipos de deficiência com o auxílio de pessoas especializadas, pois são muitas e variadas necessidades de atendimento e de incentivo à aprendizagem. Deve-se promover, ainda, modificações nos currículos da grade de ensino superior, fazendo com que a disciplina de Educação Especial seja obrigatória, sendo essa uma forma de sensibilizar todos em relação às deficiências, assim como desmistificar concepções pré-existentes. Portanto, alterações na educação regular e especial são implementadas no que rege à inclusão de estudantes com deficiência, efetivando-se serviços como especializados, como o AEE, fazendo necessária uma articulação de órgãos federais, órgãos estaduais e órgãos municipais a fim de se estabelecer medidas e também normas complementares na área de Educação Especial. Trata-se de uma tentativa de mitigar a exclusão social. Enfim, nessa expectativa de resposta, são mencionadas algumas ações promovidas pelo professor, mas pode haver muitas outras que também ajudam a incentivar a leitura de diferentes textos.
Oficial Técnico de Inteligência - ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Ano: 2018 - Banca: CESPE - Disciplina: Pedagogia - Assunto: Pedagogia - Proponha um programa de educação corporativa para uma situação hipotética de aprendizagem organizacional. Seu texto deve explicitar a necessidade de aprendizagem [valor: 4,00 pontos], conter as fases do programa, com suas características e funções [valor: 12,25 pontos], e contemplar as ações do pedagogo [valor: 12,25 pontos].
- Resposta: O candidato deve, inicialmente, apresentar a necessidade de aprendizagem organizacional proposta. Em seguida, ele deve indicar as fases do programa, suas características e funções: a) diagnóstico; b) programação ou planejamento; c) execução; d) avaliação. Por exemplo, se a necessidade de aprendizagem for a apropriação de novo software na organização, o diagnóstico deve prever o levantamento dos conhecimentos prévios dos servidores sobre o software e levantar os aspectos necessários para que os servidores pudessem se aprofundar e utilizar esse software mesmo com parco conhecimento sobre ele. No item de programação, o candidato deve definir as prioridades, por exemplo: quantos setores serão trabalhados, quantos servidores estão envolvidos, quais os objetivos, o tempo, os recursos, os conteúdos e qual estratégia avaliativa poderá ser utilizada. Na execução, busca-se o acompanhamento constante da ação educativa. Em relação à avaliação, deve-se destacar seu caráter contínuo e a possibilidade de informar a todos os envolvidos os resultados e o modo como o processo se desenvolveu. Na programação e no planejamento, deve-se ter clareza do tempo de realização do programa de aprendizagem organizacional, por exemplo, se é uma ação de curto prazo com caráter mais de treinamento ou se é um curso de desenvolvimento que envolve um tempo de médio a longo prazo alinhados a objetivos mais amplos da função social da organização. Para cada uma dessas fases, o candidato deve apresentar as funções do pedagogo, como coletar dados e avaliá-los, integrar as equipes, manter clima favorável à realização das ações etc., indicando que o pedagogo pode se valer, além de outras abordagens, da Andragogia, ciência voltada para a educação de adultos que reconhece que os conhecimentos prévios destes são relevantes para se sentirem participantes ativos nos processos de suas aprendizagens, tanto em contextos laborais mais específicos como em processos de desenvolvimento profissional mais amplo.
Pedagogia - Concurso: Prefeitura de São José dos Pinhais - SP - Ano: 2013 - Banca: FAFIPA - Disciplina: Pedagogia - Assunto: Pedagogia - Sabe-se que para aprender a escrever a criança terá de lidar com dois processos de aprendizagem paralelos: o da natureza do sistema de escrita da língua – o que a escrita representa e como – e o das características da linguagem que se usa para escrever. Assim considerado, descreva como cada um desses processos podem ser trabalhados no processo escolar.
- Resposta: A aprendizagem da linguagem escrita está intrinsicamente associada ao contato com textos diversos, para que as crianças possam construir sua capacidade de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente. Desde muito pequenas, as crianças podem usar o lápis e o papel para imprimir marcas, imitando a escrita dos mais velhos, assim como utilizam-se de livros, revistas, jornais, gibis, rótulos etc. para “ler” o que está escrito. As crianças elaboram uma série de ideias e hipóteses provisórias antes de compreender o sistema escrito em toda sua complexidade. Sabe-se, também, que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção de conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Os erros, nessa perspectiva, não são vistos como faltas ou equívocos, eles são esperados, pois se referem a um momento evolutivo no processo de aprendizagem das crianças.