Discursivas de Pedagogia de Concursos Públicos Anteriores

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186 Questões de provas discursivas de PEDAGOGIA de concursos anteriores – inclui 76 questões acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.
 
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Excelente material para consultar o histórico de provas discursivas anteriores da área, analisar os assuntos mais cobrados, nível de dificuldade das questões, formato das questões, padrões das bancas examinadoras, etc...
 
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Exemplos de questões discursivas:

Oficial Técnico de Inteligência - ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Ano: 2018 - Banca: CESPE - Disciplina:  Pedagogia - Assunto: Pedagogia - Proponha um programa de educação corporativa para uma situação hipotética de aprendizagem organizacional. Seu texto deve explicitar a necessidade de aprendizagem [valor: 4,00 pontos], conter as fases do programa, com suas características e funções [valor: 12,25 pontos], e contemplar as ações do pedagogo [valor: 12,25 pontos].
 
- Resposta: O candidato deve, inicialmente, apresentar a necessidade de aprendizagem organizacional proposta. Em seguida, ele deve indicar as fases do programa, suas características e funções: a) diagnóstico; b) programação ou planejamento; c) execução; d) avaliação. Por exemplo, se a necessidade de aprendizagem for a apropriação de novo software na organização, o diagnóstico deve prever o levantamento dos conhecimentos prévios dos servidores sobre o software e levantar os aspectos necessários para que os servidores pudessem se aprofundar e utilizar esse software mesmo com parco conhecimento sobre ele. No item de programação, o candidato deve definir as prioridades, por exemplo: quantos setores serão trabalhados, quantos servidores estão envolvidos, quais os objetivos, o tempo, os recursos, os conteúdos e qual estratégia avaliativa poderá ser utilizada. Na execução, busca-se o acompanhamento constante da ação educativa. Em relação à avaliação, deve-se destacar seu caráter contínuo e a possibilidade de informar a todos os envolvidos os resultados e o modo como o processo se desenvolveu. Na programação e no planejamento, deve-se ter clareza do tempo de realização do programa de aprendizagem organizacional, por exemplo, se é uma ação de curto prazo com caráter mais de treinamento ou se é um curso de desenvolvimento que envolve um tempo de médio a longo prazo alinhados a objetivos mais amplos da função social da organização. Para cada uma dessas fases, o candidato deve apresentar as funções do pedagogo, como coletar dados e avaliá-los, integrar as equipes, manter clima favorável à realização das ações etc., indicando que o pedagogo pode se valer, além de outras abordagens, da Andragogia, ciência voltada para a educação de adultos que reconhece que os conhecimentos prévios destes são relevantes para se sentirem participantes ativos nos processos de suas aprendizagens, tanto em contextos laborais mais específicos como em processos de desenvolvimento profissional mais amplo.

Pedagogia - Concurso: Prefeitura de São José dos Pinhais - SP - Ano: 2013 - Banca: FAFIPA - Disciplina: Pedagogia - Assunto: Pedagogia - Sabe-se que para aprender a escrever a criança terá de lidar com dois processos de aprendizagem paralelos: o da natureza do sistema de escrita da língua – o que a escrita representa e como – e o das características da linguagem que se usa para escrever. Assim considerado, descreva como cada um desses processos podem ser trabalhados no processo escolar.
 
- Resposta: A aprendizagem da linguagem escrita está intrinsicamente associada ao contato com textos diversos, para que as crianças possam construir sua capacidade de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente. Desde muito pequenas, as crianças podem usar o lápis e o papel para imprimir marcas, imitando a escrita dos mais velhos, assim como utilizam-se de livros, revistas, jornais, gibis, rótulos etc. para “ler” o que está escrito. As crianças elaboram uma série de ideias e hipóteses provisórias antes de compreender o sistema escrito em toda sua complexidade. Sabe-se, também, que as hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção de conhecimento não são idênticas em uma mesma faixa etária, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. No processo de construção dessa aprendizagem as crianças cometem “erros”. Os erros, nessa perspectiva, não são vistos como faltas ou equívocos, eles são esperados, pois se referem a um momento evolutivo no processo de aprendizagem das crianças.

Pedagogia - Concurso: TCE-RJ - Ano: 2012 - Banca: FEMPERJ - Disciplina: Pedagogia - Assunto: Pedagogia
- O debate em torno das teorias curriculares tem como marco o início do século XX, quando Bobbitt, em 1918, publica o livro “O Currículo”. Considera-se que, a partir desta obra, pela primeira vez o currículo aparece como objeto específico de estudo e pesquisa, relacionado a preocupações com o processo de industrialização. Nas décadas seguintes, assistimos ao aparecimento de outras formulações que buscaram problematizar a educação enquanto um fenômeno social e histórico. Analise as principais teorias curriculares elaboradas ao longo do século XX, destacando suas implicações para o planejamento e a avaliação escolar (de 20 a 30 linhas).

Pedagogia - Concurso: Conselho Nacional de Justiça - Ano: 2013 - Banca: CESPE - Disciplina: Pedagogia - Assunto: Pedagogia - Explique a dimensão política [valor: 12,00 pontos] e a dimensão pedagógica [valor: 13,00 pontos] do Projeto Político Pedagógico na escola, bem como a gestão democrática [valor: 13,00 pontos] como uma das principais partes que o constituem. 
 
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