Discursivas de Comunicação Social - Publicidade, Jornalismo e outros

R$ 49,90
ou 3 x R$ 16,63
. Comprar  
E-book com 160 questões de provas discursivas de COMUNICAÇÃO SOCIAL – inclui 75 questões acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM JANEIRO DE 2018
 
E-Book em PDF – É permitida a impressão.
 
GRÁTIS - Atualizações de questões novas por 01 ano da data da compra.
 
O envio é feito por e-mail - 02 dias úteis (cartão de crédito ou débito) ou 03 dias úteis (boleto bancário).
 
Meios de Pagamento: PAGSEGURO ou PAYPAL – cartão de crédito, cartão de débito ou boleto bancário.
 
ATENÇÃO ! – Não são todas questões discursivas que acompanham o espelho de resposta da banca examinadora, somente aquelas que a banca disponibilizou, o que não ocorre em todos concursos. Este material contem questões com e sem espelhos de respostas, caso deseje um material apenas com espelhos, visite http://www.questoesdiscursivas.com.br/com-respostas-da-banca-ct-24872

Caso tenha provas ou espelhos que não constam em nosso banco de dados, entre em contato que compramos e trocamos.
 
Dúvidas – questoesdiscursivas@gmail.com
 
Exemplos de questões discursivas:

Jornalista - Governo do Pará - Ano: 2018 - Banca: AOCP - Comunicação Social - Comunicação Social - A construção da notícia depende muito do veículo em que ela será veiculada, sendo necessário reconhecer as características e compreender como apresentar a notícia em cada um desses meios. Explique as diferenças entre a estrutura da notícia nos diferentes meios de comunicação.
 
- Resposta: Uma mesma notícia deve ser contada de maneiras distintas nos meios de comunicação em que ela será veiculada. Se for em um veículo impresso, o lead costuma ser apresentado em poucas linhas, cujo final se encerra com uma surpresa. As notícias acabam retratando o fato mais por um aspecto social, econômico e político. No rádio, as notícias seguem normas específicas de linguagem e notação gráfica, destinada a ser lida pelo locutor através da seleção de informações. Dados menos relevantes são supridos para não cansar o ouvinte, que pode realizar outras atividades, como dirigir, frequentar lojas, caminhar na rua, etc. Outro fator importante, para a estrutura da notícia no rádio, é o ritmo da fala do locutor ou repórter. Na televisão, o quadro é mais complexo, pois o espectador precisa ver a informação que está sendo narrada e, por isso, geralmente o lead é lido pelo apresentador e o repórter entra em cena quando precisa demonstrar a localização do acontecimento. Predominam elementos visuais e a imaginação do leitor é pouco solicitada. A entrevista, em todos os meios, é determinante para a construção da notícia e deve fazer parte do cotidiano do repórter. Nas assessorias de comunicação, a estruturação da notícia pode ter como base discursos e relatórios. O procedimento da estrutura da notícia segue a ideia de resumo do texto-base, assegurando que as proposições mais importantes não sejam supridas.


Tribunais de Contas - TCE-PR - Ano: 2016 - Banca: CESPE - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Impulsionado pelas novas tecnologias de comunicação, como a comunicação digital e as mídias sociais, o webjornalismo é um recurso cada vez mais importante para as assessorias de imprensa, assumindo um papel de relevância no trabalho de divulgação das notícias de uma instituição. Considerando essas informações, redija um texto dissertativo acerca da importância do webjornalismo para as assessorias de imprensa e do papel das mídias sociais para sua consolidação. Ao elaborar seu texto, discorra a respeito 1- da importância do webjornalismo para a atuação das assessorias de imprensa, apontando suas principais características; [valor: 2,50 pontos] 2- do papel das mídias sociais para a consolidação do webjornalismo. [valor: 2,25 pontos]
 
- Resposta: 1- O webjornalismo é uma forma específica de produzir notícias. Auxilia as assessorias de imprensa a publicar suas informações de forma mais rápida e assertiva. O uso cotidiano de smartphones e tablets permitiu o rápido avanço dessa modalidade, conectando as empresas a seus clientes em tempo real e garantindo a interação, o uso de diversas mídias e a mobilidade das informações. No jornalismo para Web, os textos noticiosos são mais originais e utilizam uma linguagem específica para esse veículo, que tem como principais características a interatividade, a personalização, a hipertextualidade, a multimidialidade, a memória, a instantaneidade, a hipermobilidade e a transmídia. 2- As mídias sociais possuem um papel de relevância na produção e validação do conteúdo produzido no webjornalismo, que pode ser mensurada pelo engajamento do público com relação à notícia, dado o número de compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais. O uso de hashtags e de links fortalece esse envolvimento do leitor.


Comunicação Social - Concurso: DESENBAHIA - Ano: 2014 - Banca: ESSP - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Em um texto de cinco a dez linhas, descreva o que vem a ser um ‘house organ’.
 
 - Resposta: Apesar de ser um veículo prioritariamente voltado para o público interno, com notícias e reportagens sobre o dia a dia de uma empresa, dependendo da forma como for produzido, pode também atingir os públicos externos. Nesse caso, não só com o objetivo comercial, mas principalmente para mostrar que a empresa se preocupa com assuntos de interesse social, como cultura e ecologia, por exemplo.

Comunicação Social - Concurso: MPU - Ministério Público da União - Ano: 2010 - Banca: CESPE - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: O ASSESSORAMENTO DIGITAL DE IMPRENSA (SALA VIRTUAL) COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO MPU COM O PÚBLICO, ESPECIALMENTE COM OS JORNALISTAS BRASILEIROS - Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 1- concepção do assessoramento de imprensa na atualidade, princípios e conceitos básicos a serem considerados nessa assessoria; 2- canais, produtos e serviços de comunicação que a sala de imprensa virtual pode oferecer, especialmente voltados para o trabalho de cobertura do MPU pelos jornalistas brasileiros; 3- possibilidades que o ambiente da sala de imprensa virtual propicia no que se refere ao contato tanto entre os profissionais envolvidos nesse trabalho quanto entre o MPU e a sociedade. 

Comunicação Social - Concurso: Instituto Brasileiro de Museus - Ano: 2010 - Banca: FUNCAB - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - De acordo com Clotilde Perez, em seu estudo no livro “Signos da Marca”, não se pode imaginar um produto sem marca. Comente a importância e relevância dos estudos de marca para o posicionamento de um produto na mente do consumidor tendo em vista a mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos, que, vem provocando alterações no uso das estratégias de comunicação para o posicionamento das marcas. 
 
Veja também