Discursivas de Comunicação Social - Marketing e Jornalismo - 2024

R$ 89,90
R$ 69,90
ou 3 x R$ 23,30
. Comprar  
E-book completo com quase todas as questões discursivas de COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS e outros cargos) extraídas exclusivamente de concursos públicos anteriores.

E-book com 220 questões de provas discursivas de COMUNICAÇÃO SOCIAL – inclui 110 questões acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.


BÔNUS - Comprando este material você também recebe atualizações de novas questões discursivas via e-mail por 1 ano da data da compra.
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE NOVAS QUESTÕES: 
 ABRIL DE 2024

E-book em PDF – É permitida a impressão.

Excelente material para consultar o histórico de provas discursivas anteriores da área, analisar os assuntos mais cobrados, nível de dificuldade, formato das questões, temas recorrentes, padrões de respostas das bancas examinadoras, etc...

O envio do pedido é feito via e-mail em até 1 dia útil.

Dúvidas: questoesdiscursivas@gmail.com

ATENÇÃO ! – Não são todas questões discursivas que acompanham o espelho de resposta da banca examinadora, somente aquelas que a banca disponibilizou, o que não ocorre em todos concursos. Caso tenha provas ou espelhos que não constam em nosso banco de dados, entre em contato que compramos e trocamos.

Exemplos de questões discursivas:

Analista - CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA - Ano: 2023 - QUADRIX - Comunicação Social - Comunicação Social - Os desafios do jornalismo digital estão relacionados à necessidade de preparar as redações, como um todo, e aos jornalistas, em particular, para conhecer e lidar com essas transformações sociais. Além da necessidade de trabalhar com vários tipos de mídia, o jornalismo multimídia precisa desenvolver, no repórter, uma visão multidisciplinar, com noções comerciais e de marketing. Para se ter uma ideia dessa mudança do fazer jornalístico, o portal G1 prepara o repórter para ir à rua com um notebook, um modem wireless para acesso à banda larga, uma máquina fotográfica digital, um gravador de áudio digital e um radiocomunicador. Pollyana Ferrari. Jornalismo Digital. 4.a ed. São Paulo: Contexto, 2014, p. 540 (com adaptações). Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir. Colaboração das redes sociais e das novas tecnologias para aproximar a instituição da sociedade Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: a) importância do uso das redes sociais dentro da instituição; b) modo como as novas tecnologias podem colaborar na comunicação da instituição com o público; e c) pautas estratégicas para promoção da instituição.
 
 - Resposta: Diretriz de resposta para o aspecto (a):É importante ressaltar que, mediante meios de comunicação oficiais, é possível que o órgão em questão  (CREF3-SC)gere uma aproximação  com  a  sociedade, ao  promover transmissões ao  vivo e  postagens  nas  redes  sociais,cuja finalidade  mostrar  o  bom  desempenho  da  instituição,com  adivulgação  de  balanços  e  de  ações  que  podem  ser  compartilhadas  em tempo real. Diretriz de resposta para o aspecto (b):É importante destacar que as novas tecnologias, principalmente por meio das redes sociais, site ou aplicativo,podem colaborar na comunicação e promoção de interação com os usuários. Isso tanto por meio de eventos, como por informativos e ações em prol da comunidade.Diretriz  de resposta  para  o  aspecto  (c):É  possível  abordar  o  papel  do  jornalista  na  criação  de  pautas  assertivas  para  a  comunicação com o público credenciado ao órgão e também para a promoção de ações que visemàinteração com possíveis novos usuários.
 
Analista - DPDF - DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL - Ano: 2022 - CESPE - Comunicação Social - Comunicação Social - A campanha Setembro Amarelo é focada na importância da saúde mental, na identificação dos sintomas da ansiedade e da depressão e, principalmente, na conscientização sobre prevenção ao suicídio. Saúde mental também é saúde. Se não estiver tudo bem, busque ajuda profissional. O texto e a imagem precedentes, publicados no perfil oficial da Defensoria Pública do Distrito Federal na rede social Twitter, fazem parte de uma campanha com base em técnicas de marketing de conteúdo, metodologia amplamente utilizada na atualidade para gerar engajamento dos diversos públicos de uma instituição em suas mídias digitais. Sabendo que, na criação de conteúdos como o apresentado, a assessoria de comunicação deve realizar um planejamento com o intuito de alcançar o objetivo de promover os conteúdos para seus públicos, redija um texto acerca do processo de planejamento de conteúdo para a criação de conteúdos como o apresentado. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: 1 as ações necessárias para definir o público-alvo do conteúdo; [valor: 2,50 pontos] 2 os cuidados necessários no planejamento e na criação do conteúdo; [valor: 3,50 pontos] 3 as características que diferenciam os conteúdos produzidos para site, blog, mídias sociais e redes sociais. [valor: 3,50 pontos]
 
- Resposta: O rápido crescimento da população metropolitana no Brasil acarretou problemas urbanos, sem que houvesse investimentos correspondentes na rede de infraestrutura urbana, formando-se grandes passivos na mobilidade urbana. Os deslocamentos a pé resolvem os deslocamentos de curta até média extensão, mas a maior parte da população das grandes cidades mora distante de onde trabalha e, por conseguinte, usa o transporte público diariamente para se deslocar de casa para o trabalho, e vice-versa. O maior problema da agilidade na mobilidade urbana das grandes cidades no Brasil são os congestionamentos, que estão diretamente ligados à precarização do transporte rodoviário de massa (ônibus) e associados ao grande volume no uso do transporte individual (carro próprio). Para grandes deslocamentos, o transporte individual só perde para o ônibus, e por isso há o aumento dos congestionamentos e do tempo de viagem do transporte coletivo, o que prejudica a agilidade no deslocamento da maior parte da população, que mora distante do trabalho e usa o ônibus como meio de transporte. Um caminho possível para a mobilidade coletiva está fincado no investimento em infraestrutura no transporte de massa, priorizando-se os corredores de transporte articulados, principalmente, com áreas periféricas de maior concentração da população urbana. O investimento em (mais) linhas metroviárias e ferroviárias também se mostra necessário para a população ter melhores condições de mobilidade. Quanto ao transporte coletivo de ônibus, o mais usado pela população, para que as viagens tenham menor tempo e haja múltiplos destinos, a preço compatível com a renda da população mais desabastada de capital, é necessário que corredores de transporte rodoviários apresentem pistas exclusivas para os ônibus e também áreas de transbordo, que sejam operadas dentro de um sistema integrado, para que todos possam ter condições de acesso a qualquer ponto da cidade.

Jornalista - Governo do Pará - Ano: 2018 - Banca: AOCP - Comunicação Social - Comunicação Social - A construção da notícia depende muito do veículo em que ela será veiculada, sendo necessário reconhecer as características e compreender como apresentar a notícia em cada um desses meios. Explique as diferenças entre a estrutura da notícia nos diferentes meios de comunicação.
 
- Resposta: Uma mesma notícia deve ser contada de maneiras distintas nos meios de comunicação em que ela será veiculada. Se for em um veículo impresso, o lead costuma ser apresentado em poucas linhas, cujo final se encerra com uma surpresa. As notícias acabam retratando o fato mais por um aspecto social, econômico e político. No rádio, as notícias seguem normas específicas de linguagem e notação gráfica, destinada a ser lida pelo locutor através da seleção de informações. Dados menos relevantes são supridos para não cansar o ouvinte, que pode realizar outras atividades, como dirigir, frequentar lojas, caminhar na rua, etc. Outro fator importante, para a estrutura da notícia no rádio, é o ritmo da fala do locutor ou repórter. Na televisão, o quadro é mais complexo, pois o espectador precisa ver a informação que está sendo narrada e, por isso, geralmente o lead é lido pelo apresentador e o repórter entra em cena quando precisa demonstrar a localização do acontecimento. Predominam elementos visuais e a imaginação do leitor é pouco solicitada. A entrevista, em todos os meios, é determinante para a construção da notícia e deve fazer parte do cotidiano do repórter. Nas assessorias de comunicação, a estruturação da notícia pode ter como base discursos e relatórios. O procedimento da estrutura da notícia segue a ideia de resumo do texto-base, assegurando que as proposições mais importantes não sejam supridas.


Tribunais de Contas - TCE-PR - Ano: 2016 - Banca: CESPE - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Impulsionado pelas novas tecnologias de comunicação, como a comunicação digital e as mídias sociais, o webjornalismo é um recurso cada vez mais importante para as assessorias de imprensa, assumindo um papel de relevância no trabalho de divulgação das notícias de uma instituição. Considerando essas informações, redija um texto dissertativo acerca da importância do webjornalismo para as assessorias de imprensa e do papel das mídias sociais para sua consolidação. Ao elaborar seu texto, discorra a respeito 1- da importância do webjornalismo para a atuação das assessorias de imprensa, apontando suas principais características; [valor: 2,50 pontos] 2- do papel das mídias sociais para a consolidação do webjornalismo. [valor: 2,25 pontos]
 
- Resposta: 1- O webjornalismo é uma forma específica de produzir notícias. Auxilia as assessorias de imprensa a publicar suas informações de forma mais rápida e assertiva. O uso cotidiano de smartphones e tablets permitiu o rápido avanço dessa modalidade, conectando as empresas a seus clientes em tempo real e garantindo a interação, o uso de diversas mídias e a mobilidade das informações. No jornalismo para Web, os textos noticiosos são mais originais e utilizam uma linguagem específica para esse veículo, que tem como principais características a interatividade, a personalização, a hipertextualidade, a multimidialidade, a memória, a instantaneidade, a hipermobilidade e a transmídia. 2- As mídias sociais possuem um papel de relevância na produção e validação do conteúdo produzido no webjornalismo, que pode ser mensurada pelo engajamento do público com relação à notícia, dado o número de compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais. O uso de hashtags e de links fortalece esse envolvimento do leitor.


Comunicação Social - Concurso: DESENBAHIA - Ano: 2014 - Banca: ESSP - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Em um texto de cinco a dez linhas, descreva o que vem a ser um ‘house organ’.
 
 - Resposta: Apesar de ser um veículo prioritariamente voltado para o público interno, com notícias e reportagens sobre o dia a dia de uma empresa, dependendo da forma como for produzido, pode também atingir os públicos externos. Nesse caso, não só com o objetivo comercial, mas principalmente para mostrar que a empresa se preocupa com assuntos de interesse social, como cultura e ecologia, por exemplo.

Comunicação Social - Concurso: MPU - Ministério Público da União - Ano: 2010 - Banca: CESPE - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: O ASSESSORAMENTO DIGITAL DE IMPRENSA (SALA VIRTUAL) COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO MPU COM O PÚBLICO, ESPECIALMENTE COM OS JORNALISTAS BRASILEIROS - Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 1- concepção do assessoramento de imprensa na atualidade, princípios e conceitos básicos a serem considerados nessa assessoria; 2- canais, produtos e serviços de comunicação que a sala de imprensa virtual pode oferecer, especialmente voltados para o trabalho de cobertura do MPU pelos jornalistas brasileiros; 3- possibilidades que o ambiente da sala de imprensa virtual propicia no que se refere ao contato tanto entre os profissionais envolvidos nesse trabalho quanto entre o MPU e a sociedade. 

Comunicação Social - Concurso: Instituto Brasileiro de Museus - Ano: 2010 - Banca: FUNCAB - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - De acordo com Clotilde Perez, em seu estudo no livro “Signos da Marca”, não se pode imaginar um produto sem marca. Comente a importância e relevância dos estudos de marca para o posicionamento de um produto na mente do consumidor tendo em vista a mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos, que, vem provocando alterações no uso das estratégias de comunicação para o posicionamento das marcas. 
 
Veja também