E-book completo com quase todas as questões discursivas de COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS e outros cargos) extraídas exclusivamente de concursos públicos anteriores.
E-book com 150 questões de provas discursivas de COMUNICAÇÃO SOCIAL – acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.
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ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE NOVAS QUESTÕES: FEVEREIRO DE 2025
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Excelente material para consultar o histórico de provas discursivas anteriores da área, analisar os assuntos mais cobrados, nível de dificuldade, formato das questões, temas recorrentes, padrões de respostas das bancas examinadoras, etc...
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Exemplos de questões discursivas:
Analista - BNDES - Ano: 2024 - CESGRANRIO - Comunicação Social - Comunicação Social - Considere o texto a seguir para responder a esta questão. Ele deve servir de base para a resposta. Diante de um mundo que passa por um acelerado desenvolvimento tecnológico moldado para impulsionar o consumo, maximizar lucros, ampliar a exploração do trabalho e garantir o controle de corpos e mentes, é fundamental pensar criticamente as comunicações. O uso deste termo no plural indica a complexidade dessa tarefa, pois refere-se a um cenário em que as fronteiras entre telecomunicações, radiodifusão e informática estão sendo diluídas, o que altera a lógica de funcionamento de cada uma dessas indústrias. Essa mutação, por sua vez, é vista aqui como parte da reestruturação capitalista em curso desde a década de 1970, que tem viabilizado a continuidade do sistema, apesar de suas contradições e de forma ainda mais perversa, que se apresenta agora com a roupagem da sociedade neoliberal, baseada no individualismo, na expansão e imposição da lógica empresarial como forma de vida e em um ambiente de competição generalizada. O mercado capitalista é apresentado como um modelo geral das interações humanas. Essas transformações não ocorrem de forma similar em todo o mundo, mas de forma desigual e combinada. A forma dependente de inserção da América Latina na divisão internacional do trabalho impôs atrasos tecnológicos que impactam, até hoje, a participação da região na dinâmica capitalista. Países mais ricos desenvolvem e vendem tecnologias. O trabalho, além de mais intelectualizado, é mais bem remunerado. Os países pobres compram o que aqueles projetam, embora participem da elaboração desses produtos. Afinal, é neles que a mão de obra barata, terceirizada e precarizada é explorada pelas corporações, inclusive aquelas da economia digital. A manutenção do Brasil como ‘celeiro do mundo’, com uma economia extremamente dependente da exportação de produtos primários, o que gera danos sociais e ambientais, é outro fator que ilustra que não há igualdade na troca entre os países. MARTINS, Helena. Comunicações em tempos de crise: economia e política. São Paulo: Expressão Popular/Fundação Rosa Luxemburgo, 2020. A partir do que foi lido, redija um texto de até 20 linhas explicando a atuação, no Brasil, das plataformas digitais de comunicação hegemônicas. No texto, devem ser abordados: • o contexto geral da comunicação no Brasil; • os nomes de duas plataformas de comunicação hegemônicas; • o modelo de negócios das plataformas hegemônicas; • a forma como as plataformas hegemônicas vêm afetando o modelo de negócios das empresas de comunicação brasileiras (especificando ou não as empresas jornalísticas); • a relação com a divisão internacional do trabalho. (Valor: 10,0 pontos)
- Resposta: Espera-se que o candidato aborde os aspectos elencados a seguir. A comunicação no Brasil está no contexto do capitalismo, por isso a maior parte das empresas visa o lucro em primeiro lugar. Boa parte desta comunicação passa pelas plataformas hegemônicas de comunicação, como Google, Meta e TikTok. Modelo de negócios dessas plataformas: coleta massiva de dados dos usuários. Os dados servem para criar perfis e enviar publicidade direcionada. Boa parte da publicidade migrou para plataformas de busca e redes sociais. As empresas de comunicação brasileiras perdem receitas de publicidade. Receitas se transferem para plataformas americanas e chinesas. Concentração de tecnologia de ponta nos países mais ricos que coletam a matéria-prima (os dados). Lucro e trabalho bem remunerado concentrados nos países ricos. (Valor: 10,0 pontos)
Analista - CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA - Ano: 2023 - QUADRIX - Comunicação Social - Comunicação Social - Os desafios do jornalismo digital estão relacionados à necessidade de preparar as redações, como um todo, e aos jornalistas, em particular, para conhecer e lidar com essas transformações sociais. Além da necessidade de trabalhar com vários tipos de mídia, o jornalismo multimídia precisa desenvolver, no repórter, uma visão multidisciplinar, com noções comerciais e de marketing. Para se ter uma ideia dessa mudança do fazer jornalístico, o portal G1 prepara o repórter para ir à rua com um notebook, um modem wireless para acesso à banda larga, uma máquina fotográfica digital, um gravador de áudio digital e um radiocomunicador. Pollyana Ferrari. Jornalismo Digital. 4.a ed. São Paulo: Contexto, 2014, p. 540 (com adaptações). Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir. Colaboração das redes sociais e das novas tecnologias para aproximar a instituição da sociedade Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: a) importância do uso das redes sociais dentro da instituição; b) modo como as novas tecnologias podem colaborar na comunicação da instituição com o público; e c) pautas estratégicas para promoção da instituição.
- Resposta: Diretriz de resposta para o aspecto (a):É importante ressaltar que, mediante meios de comunicação oficiais, é possível que o órgão em questão (CREF3-SC)gere uma aproximação com a sociedade, ao promover transmissões ao vivo e postagens nas redes sociais,cuja finalidade mostrar o bom desempenho da instituição,com adivulgação de balanços e de ações que podem ser compartilhadas em tempo real. Diretriz de resposta para o aspecto (b):É importante destacar que as novas tecnologias, principalmente por meio das redes sociais, site ou aplicativo,podem colaborar na comunicação e promoção de interação com os usuários. Isso tanto por meio de eventos, como por informativos e ações em prol da comunidade.Diretriz de resposta para o aspecto (c):É possível abordar o papel do jornalista na criação de pautas assertivas para a comunicação com o público credenciado ao órgão e também para a promoção de ações que visemàinteração com possíveis novos usuários.
Analista - DPDF - DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL - Ano: 2022 - CESPE - Comunicação Social - Comunicação Social - A campanha Setembro Amarelo é focada na importância da saúde mental, na identificação dos sintomas da ansiedade e da depressão e, principalmente, na conscientização sobre prevenção ao suicídio. Saúde mental também é saúde. Se não estiver tudo bem, busque ajuda profissional. O texto e a imagem precedentes, publicados no perfil oficial da Defensoria Pública do Distrito Federal na rede social Twitter, fazem parte de uma campanha com base em técnicas de marketing de conteúdo, metodologia amplamente utilizada na atualidade para gerar engajamento dos diversos públicos de uma instituição em suas mídias digitais. Sabendo que, na criação de conteúdos como o apresentado, a assessoria de comunicação deve realizar um planejamento com o intuito de alcançar o objetivo de promover os conteúdos para seus públicos, redija um texto acerca do processo de planejamento de conteúdo para a criação de conteúdos como o apresentado. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: 1 as ações necessárias para definir o público-alvo do conteúdo; [valor: 2,50 pontos] 2 os cuidados necessários no planejamento e na criação do conteúdo; [valor: 3,50 pontos] 3 as características que diferenciam os conteúdos produzidos para site, blog, mídias sociais e redes sociais. [valor: 3,50 pontos]
- Resposta: O rápido crescimento da população metropolitana no Brasil acarretou problemas urbanos, sem que houvesse investimentos correspondentes na rede de infraestrutura urbana, formando-se grandes passivos na mobilidade urbana. Os deslocamentos a pé resolvem os deslocamentos de curta até média extensão, mas a maior parte da população das grandes cidades mora distante de onde trabalha e, por conseguinte, usa o transporte público diariamente para se deslocar de casa para o trabalho, e vice-versa. O maior problema da agilidade na mobilidade urbana das grandes cidades no Brasil são os congestionamentos, que estão diretamente ligados à precarização do transporte rodoviário de massa (ônibus) e associados ao grande volume no uso do transporte individual (carro próprio). Para grandes deslocamentos, o transporte individual só perde para o ônibus, e por isso há o aumento dos congestionamentos e do tempo de viagem do transporte coletivo, o que prejudica a agilidade no deslocamento da maior parte da população, que mora distante do trabalho e usa o ônibus como meio de transporte. Um caminho possível para a mobilidade coletiva está fincado no investimento em infraestrutura no transporte de massa, priorizando-se os corredores de transporte articulados, principalmente, com áreas periféricas de maior concentração da população urbana. O investimento em (mais) linhas metroviárias e ferroviárias também se mostra necessário para a população ter melhores condições de mobilidade. Quanto ao transporte coletivo de ônibus, o mais usado pela população, para que as viagens tenham menor tempo e haja múltiplos destinos, a preço compatível com a renda da população mais desabastada de capital, é necessário que corredores de transporte rodoviários apresentem pistas exclusivas para os ônibus e também áreas de transbordo, que sejam operadas dentro de um sistema integrado, para que todos possam ter condições de acesso a qualquer ponto da cidade.
Jornalista - Governo do Pará - Ano: 2018 - Banca: AOCP - Comunicação Social - Comunicação Social - A construção da notícia depende muito do veículo em que ela será veiculada, sendo necessário reconhecer as características e compreender como apresentar a notícia em cada um desses meios. Explique as diferenças entre a estrutura da notícia nos diferentes meios de comunicação.
- Resposta: Uma mesma notícia deve ser contada de maneiras distintas nos meios de comunicação em que ela será veiculada. Se for em um veículo impresso, o lead costuma ser apresentado em poucas linhas, cujo final se encerra com uma surpresa. As notícias acabam retratando o fato mais por um aspecto social, econômico e político. No rádio, as notícias seguem normas específicas de linguagem e notação gráfica, destinada a ser lida pelo locutor através da seleção de informações. Dados menos relevantes são supridos para não cansar o ouvinte, que pode realizar outras atividades, como dirigir, frequentar lojas, caminhar na rua, etc. Outro fator importante, para a estrutura da notícia no rádio, é o ritmo da fala do locutor ou repórter. Na televisão, o quadro é mais complexo, pois o espectador precisa ver a informação que está sendo narrada e, por isso, geralmente o lead é lido pelo apresentador e o repórter entra em cena quando precisa demonstrar a localização do acontecimento. Predominam elementos visuais e a imaginação do leitor é pouco solicitada. A entrevista, em todos os meios, é determinante para a construção da notícia e deve fazer parte do cotidiano do repórter. Nas assessorias de comunicação, a estruturação da notícia pode ter como base discursos e relatórios. O procedimento da estrutura da notícia segue a ideia de resumo do texto-base, assegurando que as proposições mais importantes não sejam supridas.