Discursivas e Subjetivas de Pedagogia com Espelho de Respostas

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36 Questões de provas discursivas de Pedagogia acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM MAIO DE 2018

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Exemplos de questões discursivas:

Oficial Técnico de Inteligência - ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Ano: 2018 - Banca: CESPE - Disciplina:  Pedagogia - Assunto: Pedagogia - Proponha um programa de educação corporativa para uma situação hipotética de aprendizagem organizacional. Seu texto deve explicitar a necessidade de aprendizagem [valor: 4,00 pontos], conter as fases do programa, com suas características e funções [valor: 12,25 pontos], e contemplar as ações do pedagogo [valor: 12,25 pontos].
 
- Resposta: O candidato deve, inicialmente, apresentar a necessidade de aprendizagem organizacional proposta. Em seguida, ele deve indicar as fases do programa, suas características e funções: a) diagnóstico; b) programação ou planejamento; c) execução; d) avaliação. Por exemplo, se a necessidade de aprendizagem for a apropriação de novo software na organização, o diagnóstico deve prever o levantamento dos conhecimentos prévios dos servidores sobre o software e levantar os aspectos necessários para que os servidores pudessem se aprofundar e utilizar esse software mesmo com parco conhecimento sobre ele. No item de programação, o candidato deve definir as prioridades, por exemplo: quantos setores serão trabalhados, quantos servidores estão envolvidos, quais os objetivos, o tempo, os recursos, os conteúdos e qual estratégia avaliativa poderá ser utilizada. Na execução, busca-se o acompanhamento constante da ação educativa. Em relação à avaliação, deve-se destacar seu caráter contínuo e a possibilidade de informar a todos os envolvidos os resultados e o modo como o processo se desenvolveu. Na programação e no planejamento, deve-se ter clareza do tempo de realização do programa de aprendizagem organizacional, por exemplo, se é uma ação de curto prazo com caráter mais de treinamento ou se é um curso de desenvolvimento que envolve um tempo de médio a longo prazo alinhados a objetivos mais amplos da função social da organização. Para cada uma dessas fases, o candidato deve apresentar as funções do pedagogo, como coletar dados e avaliá-los, integrar as equipes, manter clima favorável à realização das ações etc., indicando que o pedagogo pode se valer, além de outras abordagens, da Andragogia, ciência voltada para a educação de adultos que reconhece que os conhecimentos prévios destes são relevantes para se sentirem participantes ativos nos processos de suas aprendizagens, tanto em contextos laborais mais específicos como em processos de desenvolvimento profissional mais amplo.


Pedagogo - UFG - Ano: 2015 - Banca: UFG - Pedagogia - Pedagogia - O artigo 207 da Constituição Brasileira, de 1988, dispõe que as universidades obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, funções básicas que devem merecer igualdade de tratamento das instituições de ensino superior. Guiando-se por essa premissa e, supondo que você esteja atuando em uma universidade, leia e analise a seguinte situação: Em uma pequena cidade, com cerca de 200 mil habitantes, a única Universidade Federal que atende à população está com dificuldades em preencher as vagas dos cursos oferecidos, especialmente dos cursos de licenciatura. Para minimizar este problema, a Pró-reitoria de Graduação da universidade realiza uma pesquisa ampla com os moradores da cidade e descobre que a maioria, 52%, não sabia da existência e atuação da Universidade na cidade, especialmente no que se refere à sua gratuidade. Diante da situação, a universidade decide elaborar um projeto que possa dar respostas ao problema enfrentado. Considerando o exposto, responda: Que tipo de projeto (ensino, pesquisa ou extensão) é mais adequado para este problema da universidade? Por quê? (20 pontos) Como você descreveria a problemática de vagas ociosas na universidade, especialmente no que diz respeito aos cursos de licenciatura? Faça um pequeno texto abordando essas questões para utilizá-lo como justificativa do seu projeto. (20 pontos) Defina quatro objetivos para este projeto. (20 pontos)
 
 - Resposta: 1- Espera-se que o candidato indique a elaboração de um projeto de extensão como o tipo mais adequado para a situação proposta, porque a extensão universitária tem como objetivo principal a articulação da universidade com a comunidade externa. (20 pontos) 2- Espera-se que o candidato elabore um texto, fundamentado teoricamente, no qual discuta a problemática da universidade no contexto brasileiro, destacando seu distanciamento das comunidades nas quais se insere e apontando em especial a problemática dos cursos de licenciatura, cada vez mais ociosos em decorrência da desvalorização profissional. (20 pontos) 3- Espera-se que o candidato defina quatro objetivos para um projeto de extensão universitária, atentando-se para a temática elencada para a proposta e a forma de exposição dos objetivos como, por exemplo, divulgar a existência e atuação da universidade junto à comunidade local; apresentar os cursos de licenciatura e as formas de ingresso nestes cursos para os estudantes da educação básica da cidade; organizar um evento de abertura da universidade para a comunidade externa; apresentar os serviços oferecidos pela universidade à comunidade da cidade, entre outros. (20 pontos)
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