Discursivas de Comunicação Social com Gabaritos - 2024

R$ 89,90
R$ 69,90
ou 3 x R$ 23,30
. Comprar  
E-book com mais de 90 questões de provas discursivas de concursos públicos anteriores de COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E OUTROS) acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE NOVAS QUESTÕES:
JANEIRO DE 2024
 
Questões extraídas exclusivamente de provas discursivas de concursos públicos anteriores.

E-book em PDF – É permitida a impressão.

Excelente material para consultar o histórico de provas discursivas anteriores da área, analisar os assuntos mais cobrados, nível de dificuldade, formato das questões, temas recorrentes, padrões de respostas das bancas examinadoras, etc...

O envio do pedido é feito via e-mail em até 1 dia útil após a confirmação de pagamento.

GRÁTIS – Atualização de novas questões discursivas via e-mail por 1 ano da data da compra.

Dúvidas: questoesdiscursivas@gmail.com

Exemplos de questões discursivas:

Analista - CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SANTA CATARINA - Ano: 2023 - QUADRIX - Comunicação Social - Comunicação Social - Os desafios do jornalismo digital estão relacionados à necessidade de preparar as redações, como um todo, e aos jornalistas, em particular, para conhecer e lidar com essas transformações sociais. Além da necessidade de trabalhar com vários tipos de mídia, o jornalismo multimídia precisa desenvolver, no repórter, uma visão multidisciplinar, com noções comerciais e de marketing. Para se ter uma ideia dessa mudança do fazer jornalístico, o portal G1 prepara o repórter para ir à rua com um notebook, um modem wireless para acesso à banda larga, uma máquina fotográfica digital, um gravador de áudio digital e um radiocomunicador. Pollyana Ferrari. Jornalismo Digital. 4.a ed. São Paulo: Contexto, 2014, p. 540 (com adaptações). Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir. Colaboração das redes sociais e das novas tecnologias para aproximar a instituição da sociedade Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: a) importância do uso das redes sociais dentro da instituição; b) modo como as novas tecnologias podem colaborar na comunicação da instituição com o público; e c) pautas estratégicas para promoção da instituição.
 
 - Resposta: Diretriz de resposta para o aspecto (a):É importante ressaltar que, mediante meios de comunicação oficiais, é possível que o órgão em questão  (CREF3-SC)gere uma aproximação  com  a  sociedade, ao  promover transmissões ao  vivo e  postagens  nas  redes  sociais,cuja finalidade  mostrar  o  bom  desempenho  da  instituição,com  adivulgação  de  balanços  e  de  ações  que  podem  ser  compartilhadas  em tempo real. Diretriz de resposta para o aspecto (b):É importante destacar que as novas tecnologias, principalmente por meio das redes sociais, site ou aplicativo,podem colaborar na comunicação e promoção de interação com os usuários. Isso tanto por meio de eventos, como por informativos e ações em prol da comunidade.Diretriz  de resposta  para  o  aspecto  (c):É  possível  abordar  o  papel  do  jornalista  na  criação  de  pautas  assertivas  para  a  comunicação com o público credenciado ao órgão e também para a promoção de ações que visemàinteração com possíveis novos usuários.
 
Analista - DPDF - DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL - Ano: 2022 - CESPE - Comunicação Social - Comunicação Social - A campanha Setembro Amarelo é focada na importância da saúde mental, na identificação dos sintomas da ansiedade e da depressão e, principalmente, na conscientização sobre prevenção ao suicídio. Saúde mental também é saúde. Se não estiver tudo bem, busque ajuda profissional. O texto e a imagem precedentes, publicados no perfil oficial da Defensoria Pública do Distrito Federal na rede social Twitter, fazem parte de uma campanha com base em técnicas de marketing de conteúdo, metodologia amplamente utilizada na atualidade para gerar engajamento dos diversos públicos de uma instituição em suas mídias digitais. Sabendo que, na criação de conteúdos como o apresentado, a assessoria de comunicação deve realizar um planejamento com o intuito de alcançar o objetivo de promover os conteúdos para seus públicos, redija um texto acerca do processo de planejamento de conteúdo para a criação de conteúdos como o apresentado. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos: 1 as ações necessárias para definir o público-alvo do conteúdo; [valor: 2,50 pontos] 2 os cuidados necessários no planejamento e na criação do conteúdo; [valor: 3,50 pontos] 3 as características que diferenciam os conteúdos produzidos para site, blog, mídias sociais e redes sociais. [valor: 3,50 pontos]
 
- Resposta: O rápido crescimento da população metropolitana no Brasil acarretou problemas urbanos, sem que houvesse investimentos correspondentes na rede de infraestrutura urbana, formando-se grandes passivos na mobilidade urbana. Os deslocamentos a pé resolvem os deslocamentos de curta até média extensão, mas a maior parte da população das grandes cidades mora distante de onde trabalha e, por conseguinte, usa o transporte público diariamente para se deslocar de casa para o trabalho, e vice-versa. O maior problema da agilidade na mobilidade urbana das grandes cidades no Brasil são os congestionamentos, que estão diretamente ligados à precarização do transporte rodoviário de massa (ônibus) e associados ao grande volume no uso do transporte individual (carro próprio). Para grandes deslocamentos, o transporte individual só perde para o ônibus, e por isso há o aumento dos congestionamentos e do tempo de viagem do transporte coletivo, o que prejudica a agilidade no deslocamento da maior parte da população, que mora distante do trabalho e usa o ônibus como meio de transporte. Um caminho possível para a mobilidade coletiva está fincado no investimento em infraestrutura no transporte de massa, priorizando-se os corredores de transporte articulados, principalmente, com áreas periféricas de maior concentração da população urbana. O investimento em (mais) linhas metroviárias e ferroviárias também se mostra necessário para a população ter melhores condições de mobilidade. Quanto ao transporte coletivo de ônibus, o mais usado pela população, para que as viagens tenham menor tempo e haja múltiplos destinos, a preço compatível com a renda da população mais desabastada de capital, é necessário que corredores de transporte rodoviários apresentem pistas exclusivas para os ônibus e também áreas de transbordo, que sejam operadas dentro de um sistema integrado, para que todos possam ter condições de acesso a qualquer ponto da cidade.

Analista Legislativo - Câmara Municipal de Caruaru - Ano: 2015 - Banca: FGV - Comunicação Social - Comunicação Social - O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros faz menção à atividade de assessor em dois momentos: a primeira no Art. 7º, em que trata das restrições ao trabalho do jornalista; e a segunda no Art. 12, no qual há uma ressalva sobre os deveres do jornalista, em função das especificidades da assessoria de imprensa. Nesse contexto, responda aos seguintes itens. 1. Indique a restrição imposta pelo Art. 7º; 2. Qual a relevância desse impedimento para a garantia dos procedimentos éticos inerentes à profissão? 3. Apresente a ressalva estabelecida pelo Art. 12; 4. Relacione a ressalva com as especificidades de atividade do jornalista, na função de assessor de imprensa; 5. Como a ressalva pode ser usada sem colocar em risco os demais itens previstos no Código de Ética dos Jornalistas Profissionais?
 
- Resposta: O candidato deve demonstrar conhecer o Art. 7, segundo o qual, o jornalista não pode “VI - realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas;” (10 pontos) 2. O candidato deve ponderar as questões éticas envolvidas caso essa restrição não existisse, tais como conflito de interesses, acesso à informações privilegiadas e influência na pauta do veículo noticioso. (10 pontos) 3. O candidato deve demonstrar conhecimento sobre o Art. 12, segundo o qual o jornalista deve: I – “ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas;” (10 pontos) 4. O candidato deve ponderar que o assessorado é um cliente cuja expectativa é que o trabalho de assessoria esteja ligado à construção da imagem positiva da organização e que, por isso, haverá uma limitação no número de fontes consultadas e de versões apresentadas. (10 pontos) 5. O candidato deve ponderar que o jornalista, na função de assessor de imprensa, não pode deixar de cumprir os demais artigos do Código de Ética, que tratam do direito que o cidadão tem de ter acesso à informação verdadeira. (10 pontos)

Comunicação Social - Concurso: DESENBAHIA - Ano: 2014 - Banca: ESSP - Disciplina: Comunicação Social - Assunto: Comunicação Social - Em um texto de cinco a dez linhas, descreva o que vem a ser um ‘house organ’.
 
 - Resposta: Apesar de ser um veículo prioritariamente voltado para o público interno, com notícias e reportagens sobre o dia a dia de uma empresa, dependendo da forma como for produzido, pode também atingir os públicos externos. Nesse caso, não só com o objetivo comercial, mas principalmente para mostrar que a empresa se preocupa com assuntos de interesse social, como cultura e ecologia, por exemplo.
Veja também