Discursivas de Arquivologia com Gabaritos - 2023

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52 Questões de provas discursivas de ARQUIVOLOGIA acompanhadas do espelho de resposta oficial da banca examinadora.
 
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE NOVAS QUESTÕES: SETEMBRO DE 2023
 
Questões extraídas exclusivamente de provas discursivas de concursos públicos anteriores.

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Exemplos:

Analista Judiciário - TJRN - Ano: 2023 - FGV - Arquivologia - Arquivologia - Os órgãos do Poder Judiciário deverão estabelecer e publicar, em seus sítios eletrônicos, políticas de Gestão Documental baseadas nos princípios da legalidade, transparência, proteção de dados e eficiência, o que se aplica também à documentação digital. Para que a política nacional possa ser efetivamente implementada, cumpre a cada ramo ou órgão do Poder Judiciário estabelecer sua própria política. Para elaboração dessas políticas e do Planejamento Estratégico, é importante que o órgão realize diagnósticos em seus vários setores e unidades, o que envolve vários fatores, entre eles os quatro a seguir. a) levantamento preliminar; b) análise das funções, das atividades desenvolvidas e dos documentos produzidos; c) identificação das exigências a serem cumpridas para a produção de documentos; d) avaliação de sistemas existentes. Explique em que consiste cada um deles. Valor: 15 pontos Máximo de 15 linhas.

 
 - Resposta: Item A: A resposta apresentada deve atender ao pedido, esclarecendo em que consiste o levantamento preliminar. Além de apresentar o conceito, a apresentação de exemplos conta 1 ponto cada, até o total. 3.50 Item B: A resposta apresentada deve atender ao pedido, esclarecendo em que consistem as análises. Além de apresentar o conceito, a apresentação de exemplos conta 0,75 ponto cada, até o total de. 3.50 Item C: A resposta apresentada deve atender ao pedido, esclarecendo em que consistem as exigências a serem cumpridas. Além de apresentar o conceito, a apresentação de exemplos conta o,75 ponto cada, até o total. 3.50 Item D: A resposta apresentada deve atender ao pedido, esclarecendo em que consiste a avaliação. Além de apresentar o conceito, a apresentação de exemplos conta 1 ponto cada, até o total. 3.75 Abordagem geral: Desenvolvimento, correção da linguagem, fluência e coerência da exposição. 0.75 Nota da Questão 02 15

Analista - DPDF - DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL - Ano: 2022 - CESPE - Arquivologia - Arquivologia - A função primordial dos arquivos permanentes ou históricos é recolher e tratar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados. Tais arquivos são os responsáveis pela passagem desses documentos da condição de “arsenal da administração” para a de “celeiro da história”, na conhecida acepção do consagrado arquivista francês Charles Braibant. E a chamada teoria das três idades nada mais é que a sistematização dessa passagem. Heloísa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV editora, 2004, p. 23 (com adaptações). Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do ciclo vital dos documentos, abordando, necessariamente, cada uma das idades desse ciclo [valor: 7,50 pontos] e a mudança de fase dos documentos [valor: 2,00 pontos].
 
- Resposta: O rápido crescimento da população metropolitana no Brasil acarretou problemas urbanos, sem que houvesse investimentos correspondentes na rede de infraestrutura urbana, formando-se grandes passivos na mobilidade urbana. Os deslocamentos a pé resolvem os deslocamentos de curta até média extensão, mas a maior parte da população das grandes cidades mora distante de onde trabalha e, por conseguinte, usa o transporte público diariamente para se deslocar de casa para o trabalho, e vice-versa. O maior problema da agilidade na mobilidade urbana das grandes cidades no Brasil são os congestionamentos, que estão diretamente ligados à precarização do transporte rodoviário de massa (ônibus) e associados ao grande volume no uso do transporte individual (carro próprio). Para grandes deslocamentos, o transporte individual só perde para o ônibus, e por isso há o aumento dos congestionamentos e do tempo de viagem do transporte coletivo, o que prejudica a agilidade no deslocamento da maior parte da população, que mora distante do trabalho e usa o ônibus como meio de transporte. Um caminho possível para a mobilidade coletiva está fincado no investimento em infraestrutura no transporte de massa, priorizando-se os corredores de transporte articulados, principalmente, com áreas periféricas de maior concentração da população urbana. O investimento em (mais) linhas metroviárias e ferroviárias também se mostra necessário para a população ter melhores condições de mobilidade. Quanto ao transporte coletivo de ônibus, o mais usado pela população, para que as viagens tenham menor tempo e haja múltiplos destinos, a preço compatível com a renda da população mais desabastada de capital, é necessário que corredores de transporte rodoviários apresentem pistas exclusivas para os ônibus e também áreas de transbordo, que sejam operadas dentro de um sistema integrado, para que todos possam ter condições de acesso a qualquer ponto da cidade. QUESITOS AVALIADOS Quesito 2.1 0 – Não abordou nenhuma causa dos congestionamentos. 1 – Mencionou causa(s), mas não a(s) desenvolveu. 2 – Desenvolveu texto sobre somente uma causa dos congestionamentos. 3 – Desenvolveu texto sobre, pelo menos, duas causas dos congestionamentos. Quesito 2.2 0 – Não relacionou o tema aos meios de transporte. 1 – Mencionou a existência de uma relação entre os meios de transporte e o tema proposto, mas não a desenvolveu. 2 – Desenvolveu texto relacionando o tema ao aspecto dos meios de transporte, porém de forma inconsistente ou desconectada do texto como um todo. 3 – Desenvolveu o tema de forma articulada com o aspecto dos meios de transporte. Quesito 2.3 0 – Não abordou nenhuma solução para dotar as grandes cidades brasileiras de sistemas coletivos de mobilidade mais qualificados. 1 – Mencionou solução(ões), mas não a(s) desenvolveu. 2 – Abordou, de forma articulada ao tema, somente uma solução. 3 – Abordou, de forma articulada ao tema, duas soluções.

Analista Legislativo - Câmara de Belo Horizonte/MG - Ano: 2018 - Banca: CONSULPLAN - Disciplina:  Arquivologia - Assunto: Arquivologia - Tendo como referência a Lei de Arquivo (Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.), a literatura especializada e o conhecimento acadêmico redija um texto dissertando sobre a gestão de documentos que atenda aos seguintes questionamentos: a) Conceitue gestão de documentos. b) Descreva as fases da gestão de documentos. c) Descreva os instrumentos de gestão. d) Indique a importância da implementação da gestão de documentos em uma instituição pública.
 
 - Resposta: a) Conceito de gestão de documentos O candidato deverá conceituar a gestão de documentos de acordo com o Art. 3º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. “Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.” b) Fases básicas O candidato deverá, no mínimo, citar as fases da gestão de documentos que são: produção, utilização e destinação. Assim, tem-se que: Produção de documentos: trata-se da elaboração padronizada de tipos/séries documentais, implantação de sistemas de organização da informação e aplicação de novas tecnologias aos procedimentos administrativos. Utilização dos documentos: inclui todas as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação e expedição), todas as atividades de arquivo (organização e arquivamento, reprodução, acesso à documentação e recuperação de informações) e a gestão de sistemas de protocolo e arquivo, seja ele manual ou informatizado. Destinação de documentos: inclui uma das atividades mais complexas da gestão de documentos que é a avaliação. Esta se desenvolve a partir da classificação dos documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos públicos ou empresas privadas, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda e sua destinação final, garantindo a preservação de documentos de guarda permanente e a eliminação criteriosa de documentos desprovidos de valor probatório e informativo. c) Instrumentos Plano de classificação e tabela de temporalidade. d) Importância da implementação da gestão de documentos (o candidato deverá citar apenas alguns dos itens relacionados): Reduzir a massa documental; Aumentar a transparência administrativa; Proteger o patrimônio documental; Assegurar o pleno exercício da cidadania; Agilizar o acesso aos arquivos e às informações; Promover a transparência das ações administrativas; Garantir economia, eficiência e eficácia na administração pública ou privada; Agilizar o processo decisório; Incentivar o trabalho multidisciplinar e em equipe; Controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos; Racionalizar a produção dos documentos. Fonte: BERNARDES, Ieda Pimenta (Coordenação) Gestão Documental Aplicada / Ieda Pimenta Bernardes, Hilda Delatorre. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008, 54 p. TÁBUA DE CORREÇÃO – QUESTÃO 01: 20 PONTOS Pertinência/adequação ao assunto – Valor: 5,00 pontos 0,00 2,50 5,00 Propriedade e exatidão do conteúdo – Valor: 5,00 pontos 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 Continuidade e progressão das ideias – Valor: 3,00 pontos 0,00 1,00 2,00 3,00 Argumentação pertinente/coerente – Valor: 4,00 pontos 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 Suficiência argumentativa – Valor: 3,00 pontos 0,00 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00


Analista - MPOG - Ano: 2015 - Banca: CESPE - Arquivologia - Arquivologia - Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS - Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir:  1- Discorra sobre a importância das contribuições da gestão de documentos para as funções arquivistas. [valor: 10,00 pontos] 2-  Cite três das funções arquivísticas [valor: 3,00 pontos], conceituando-as [valor: 7,50 pontos] e apresentando as suas aplicabilidades [valor: 8,00 pontos].
 
- Resposta: Importância das contribuições da gestão de documentos para as funções arquivísticas - A organização dos documentos arquivísticos, possibilitada pela gestão documental, contribui para as funções arquivísticas, na medida em que a produção de documentos é controlada por meio do estabelecimento de normas e padronização de formulários. Essa fase da gestão de documentos, assim como a função arquivística criação ou produção, se ocupa da gênese documental. A organização dos documentos nas idades correntes e intermediária por meio da classificação arquivística também contribui para as funções arquivísticas, mais especificamente a função classificação. A última fase da gestão de documentos, a destinação, garante que apenas documentos de valor secundário cheguem à terceira idade documental, contribuindo, principalmente, para as funções descrição e difusão. O candidato deve mencionar três das sete funções indicadas abaixo, a seu critério. Para cada uma das funções citadas, o candidato deve apresentar conceito e aplicabilidade. As sete funções arquivísticas são as seguintes. Criação ou produção, que se refere ao controle da gênese documental, abrangendo a criação de normas, gestão de formulários, padronização de modelos de documentos e elaboração de manuais de produções de documentos. Avaliação, que é a responsável pela definição dos prazos de guarda e destinação final dos documentos de uma organização. Para isso, é necessário que uma comissão permanente de avaliação emita parecer a respeito da eliminação de documentos e elabore a tabela de temporalidade. Aquisição, que contempla a entrada de documentos nas três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Dessa forma, tanto o arquivamento corrente quanto a transferência e o recolhimento se incluem na função aquisição. A idade em que a aquisição é mais evidente é a do arquivo permanente. A conservação ou preservação, que está relacionada com a manutenção da integridade física dos documentos, para garantir seu acesso. Nessa função, o arquivista deve atentar para as diferentes maneiras de armazenamento e acondicionamento dos documentos arquivísticos em seus diferentes suportes. A classificação, que é a função arquivística relacionada à criação de planos de classificação que reflitam as atividades e funções do órgão produtor do acervo arquivístico. Sua utilização, que acontece nas fases corrente e intermediária, facilita o acesso à documentação arquivística da instituição. A descrição, que ocorre exclusivamente na terceira idade documental e tem o objetivo de facilitar o acesso à informação do acervo por meio da elaboração de instrumentos de pesquisa, que são o resultado da atividade descritiva e apresentam, em diferentes graus, as possibilidades de pesquisa do arquivo permanente.  A difusão ou acesso, que torna acessíveis os documentos de um acervo, promovendo a utilização dos documentos por meio dos instrumentos de pesquisa elaborados na descrição e disponibilizando diferentes formas de atendimento ao público, entre elas, a realização de exposições e visitas guiadas.


Arquivista - Concurso: Biblioteca Nacional - Ano: 2014 - Banca: IDECAN - Disciplina: Arquivologia - Assunto: Arquivologia - Considere o seguinte cenário: Um arquivista de um determinado órgão público federal localizado no Rio de Janeiro, na semana passada, justamente com os demais arquivistas do seu setor de trabalho aplicaram um treinamento para alguns servidores. Estiveram presentes 30 servidores. A temática tratada no treinamento foi: “Gestão de Documentos”. No treinamento, foram abordados fases, rotinas e procedimentos, níveis de aplicação e instrumentos de gestão de documentos. Hoje, pela manhã, eles receberam um email de um dos servidores, que participou do treinamento, com os seguintes dizeres: “Prezados arquivistas, Primeiramente gostaria de parabenizálos pelo treinamento sobre Gestão de Documentos. Foi muito elucidativo e agradável. Fiquei muito interessado na temática e considero importantíssimo iniciarmos, o mais rápido possível, as atividades de gestão de documentos no meu setor. Falei com o meu gerente a respeito e ele também ficou interessado na questão. Inclusive, solicitou que eu repassasse para os demais colegas do meu setor um resumo do conteúdoabordado no curso. Bem, estou redigindo um texto e estou tendo dificuldades em um dos pontos que vocês abordaram no curso. Como vocês disponibilizaram o endereço de correio eletrônico para que pudéssemos sanar nossas dúvidas, se fosse o caso, resolvi fazer contato. Vocês podem me ajudar? A minha dúvida é em relação às fases da gestão dedocumentos. Como são denominadas mesmo? Em que consiste cada uma delas? Desde já agradeçolhes pela atenção e ajuda. Att., João Miguel Arcanjo.” Com base nas informações apresentadas e no email enviado, discorra como são denominadas as fases da gestão de documentos e em que consiste cada uma delas.
 
- Resposta: As fases da gestão de documentos são denominadas: 1. Produção de documentos - A primeira fase refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades especificas de um órgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo inclusive o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Na fase de produção devem ser definidas normas de criação dos documentos visando não só a racionalização de recursos materiais para o registro das informações visando à perfeita compreensão e interpretação, mas, principalmente, a manutenção das características dos documentos arquivísticos: fixidez, autenticidade, unicidade, inter-relacionamento, naturalidade e imparcialidade. Para atender este propósito é necessário planejar a emissão com vistas à adequação do formato do suporte, da frequência de consultas, do prazo de validade, do uso de tecnologia. O arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos arquivísticos essenciais, evitando, inclusive, a duplicação e a emissão de vias desnecessárias. 2. Utilização de documentos - A segunda fase refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento das competências, funções e atividades administrativas do órgão, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. A utilização envolve controle, uso, acesso (incluindo o empréstimo e a consulta) e armazenamento de documentos necessários ao desenvolvimento das atividades de uma organização, além de métodos de controle relacionados às atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação e expedição) e as técnicas específicas para organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação e dos documentos arquivísticos. Nesta fase, desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação. O Plano de Classificação compreende um instrumento de gestão de documentos essencial nesta fase. 3. Destinação de documentos A terceira fase envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos (avaliação), ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados (que perderam o valor primário e não adquiriram valor secundário) e quais serão preservados permanentemente em função dos seus valores informativo e probatório. A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos compreende um instrumento de gestão de documentos essencial nesta fase. Fontes:BERNARDES, I. P. (Coord.). Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/GESTAO_DOCUMENTAL_APLICADA_Ieda.pdf.  INDOLFO, Ana Celeste et al. Gestão de Documentos: conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.  MACHADO, Helena Corrêa; CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Como implantar arquivos públicos municipais. São Paulo: Arquivo do Estado, 1999. (Projeto Como Fazer 3).  PAES, Marilena Leite. A importância da gestão de documentos para os serviços públicos federais. Arquivo & Administração. ano 1. v. 1, n. 1. Rio de Janeiro: AAB/EDUFF, jan.-jun./1998. p. 45-57. TÁBUA DE CORREÇÃO – 15,0 pontos -Produção de documentos. Valor: 5,0 pontos -Utilização de documentos. Valor: 5,0 pontos -Destinação de documentos. Valor: 5,0
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